Durante a 41ª Conferência Geral da UNESCO, que se encontra a decorrer em Paris, assinalando os 75 anos da UNESCO, decorreu uma cerimónia de entrega de exemplar de um fóssil de Canelas, que ficará exposto na sede daquela entidade.

A Presidente da Câmara Municipal de Arouca e da Associação Geoparque Arouca, Margarida Belém, e Manuel Valério Figueiredo, em representação do Museu das Trilobites de Canelas, foram recebidos pelo embaixador de Portugal na UNESCO, Sampaio da Nóvoa, pela Subdiretora Geral da UNESCO, Shamila Nair-Bedouelle, pelo Presidente da Rede Global de Geoparques, Nikolas Zouros. Prestou-se ainda homenagem a Manuel Valério, o historiador e empresário recentemente falecido, e um dos impulsionadores e principais responsáveis pela criação do Arouca Geopark.

“É com enorme orgulho que vemos Arouca e as trilobites a representar os geoparques ao mais alto nível na sede da UNESCO”, disse Margarida Belém, acrescentando: “é também uma forma belíssima de recordarmos e homenagearmos Manuel Valério, a quem muito devemos na preservação e divulgação deste património geológico único no mundo.”

MA