A iniciativa, Prémio Inovação & Empreendedorismo`21, ocorreu a 4 de novembro nas Instalações da Fundação AEP, no Porto.

O evento, desta vez, mais reservado aos participantes e organização em virtude das restrições físicas e logística juntou empresários, entidades, representantes da administração local e parceiros institucionais.

A receção de boas vindas esteve a cargo do Presidente da AEP  e da  Fundação AEP, Luís Miguel Ribeiro que  efetuou uma retrospetiva do “estado da arte” da relevância e impacto da promoção de iniciativas empresariais inovadoras a nível nacional, identificando os fatores indutores de crescimento, conciliadoras com sinergias locais resultantes de redes de cooperação, assumindo-se a inovação como fator de desenvolvimento e crescimento económico e social. Deu igualmente uma relevância significativa ao impacto do empreendedorismo na criação de riqueza, e à forma como a política pública e a sociedade civil, reagentes a este fenómeno, não acarinham a assunção de risco e o mérito, estado mais orientadas para se focar no insucesso e retirar mérito a quem empreende e cria riqueza, associando o mais à sorte.

Carlos Brandão, Presidente da AECA, no seu discurso, começou por agradecer ao Presidente da Fundação AEP o interesse e a parceria na realização deste evento. Esta parceria, para o evento, vem ao encontro do que esta Direção da AECA tem vindo a promover e a concretizar, que é o trabalho em rede quer com empresas quer com Instituições: “ A AECA não pode ficar emparedada nas fronteiras dos seus Municípios, tem que se abrir ao mundo, interagir, ganhar know-how com troca de experiências e de partilhas, colocar as suas empresas em contacto com outras das suas congéneres quer nacionais, quer estrangeiras e, sobretudo, motivá-las para a Inovação quer nos produtos, nos serviços, no “modo operandis”, no fundo, em tudo aquilo que as poderão tornar mais fortes a serem alvo de preferência por parte dos clientes”.

Terminou a sua intervenção agradecendo e parabenizando todos os concorrentes aos prémios e felicitando os vencedores.

Os Prémios Inovação & Empreendedorismo, instituídos pela AECA, têm como principal objetivo, entre outros, promover iniciativas empresariais inovadoras e conciliadoras com sinergias locais, potenciando e auxiliando o empreendedorismo e inovação com potencial de desenvolvimento local.

Foram sete candidaturas finalistas:

Inaceinox SA – Candidatura com o projeto – Mesa de Acoplamento Automático;

Medimarco – Serviços Médicos, Lda. – Candidatura na área dos serviços – Campanha Regresso Seguro;

LVengine, Lda.- Candidatura com uma Solução integrada de Gestão PGL – Programa de Geração de Leads;

Clube do Paiva. – Candidatura com uma Atividade de Aventura. O River Trekking ao longo do Rio Paiva;

 O júri distinguiu 3 projetos, que se destacaram:

• Na área da metalomecânica, foi atribuído a Menção Honrosa a Perfinox, S.A. com o projeto Perfiprocess-Technology Center;

• Na área das engenharias e tecnologias avançadas, foi atribuído a Menção Honrosa a Spinner Dynamics, Lda. com o Projeto e fabrico em super-polímeros e compósitos;

• O Troféu AECA foi atribuído ao projeto mais completo, que congrega a junção da inovação, a responsabilidade ambiental, a sustentabilidade e interesse para a região, apresentado pela Farcimar, S.A., com o projeto Rice Husk + Compósitos cimentícios com casca de arroz para soluções pré-fabricadas de painéis multicamada e barreiras acústicas.

A direção agradeceu a participação de todos os candidatos afirmando que “não poderia estar mais satisfeita com o entusiasmo com que todos os empresários acolheram esta iniciativa”.

Fotos: Foto Pina