CDU Arouca emitiu um comunicado relativo à necessidade de reabrir as Unidades de Saúde dessas duas freguesias do concelho de Arouca, que o DD passa a transcrever;

“Encontramo-nos novamente junto à Unidade de Saúde de Rossas que se mantém encerrada. A CDU, na campanha eleitoral, alertou para a necessidade de reivindicar a reabertura das unidades de saúde de Rossas e de Chave devolvendo os cuidados de saúde de proximidade à população. Circulava, nessa altura, a informação de que já havia uma equipa de família para estas duas unidades, mas, até à data, estas mantêm-se encerradas e a população continua sem cuidados de saúde de proximidade.

Utentes de Rôssas foram recentemente contactados telefonicamente pelo CS de Arouca para se inscreverem numa USF em Arouca, com ameaças de que se não aderissem ficariam sem assistência. Esta situação é inadmissível e inconstitucional, devendo ser garantida uma racional e eficiente cobertura de todo o país em recursos humanos e unidades de saúde, conforme explanado na Constituição da República Portuguesa.

A CDU está, como sempre esteve, ao lado da população defendendo os cuidados de saúde de proximidade e a reabertura de ambas as unidades de saúde. É urgente que o executivo camarário se pronuncie sobre esta questão e se está a ser reivindicado junto do poder central a resolução do problema, bem como para quando estão previstas as obras prometidas na campanha eleitoral.”, declaração de Lara Pinho, 31 de outubro de 2021.