Apesar de ter sido interrompida durante a pandemia, o Rotary club de Arouca volta a promover a iniciativa de reconhecimento profissional a arouquenses que se destacam na sua atividade. A cerimónia deste ano, que foi agendada para 6 de novembro, vai homenagear Manuel Sobrinho Simões, docente e investigador, personalidade nacional e mundial, que apesar de tudo continua a evidenciar as suas raízes e ligação a Arouca.

“Manuel Sobrinho Simões é o profissional a quem o Rotary Club de Arouca reconhece o Mérito Profissional em 2021, evidenciando o percurso de um investigador cujos êxitos estão já reconhecidos em todo o mundo.”, destaca a instituição.

Licenciado com a classificação de 19 valores, Manuel Sobrinho Simões especializou-se em Anatomia Patológica cinco anos depois, com a classificação de 20 valores. Doutorou-se em Patologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1979 e fez o pós-doutoramento em 1979/1980, no Instituto de Cancro da Noruega.

É professor Catedrático Jubilado (Professor Emérito) de Anatomia Patológica na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e diretor do IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto), cujo trabalho foi reconhecido, em 2015, pela revista britânica «The Patologist», como o patologista mais influente do mundo. Recebeu o Honorary Fellowship do Royal College of Pathologists em 2018 e, em 2019, a Distinção Pio del Rio Hortega da Sociedade Espanhola de Anatomia Patológica

Recebeu, ao longo da sua carreira, diversos prémios nacionais e internacionais. Destaca-se o Prémio Bordalo de 1996, atribuído ao seu Grupo de Investigação, o Prémio Seiva e o Prémio Pessoa, ambos em 2002. Em 2004, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e em 2017, com a Grão Cruz da Ordem Militar de Santiago de Espada.

Homem de um vasto conhecimento, Sobrinho Simões tem estado sempre disposto a colaborar com instituições de Arouca e a participar na vida cultural e cívica do concelho.

A sessão de reconhecimento profissional acontece durante um almoço (inscrições em rotaryclubarouca@gmail.com) e é seguida de uma palestra sobre “Medicina, docência e investigação científica”, proferida pelo galardoado.