AECOA promove sessão tecnológica do projeto “Qualify.teca Académicos” e empresários discutem indústria 4.0

O Seminário Tecnológico Demonstrador i4.0, agendado para o próximo dia 26 de outubro, pela AECOA, reunirá especialistas de reconhecidas instituições académicas e empresários das regiões Norte e Centro do país. Trata-se de mais uma iniciativa no âmbito do projeto ‘Qualify.teca’, voltado essencialmente para o cluster a montante da indústria alimentar.

Docentes e investigadores académicos do INOV INESC (Lisboa), INESC TEC (Porto) e ESAN – UA (Oliveira de Azeméis, Aveiro) são alguns dos convidados da sessão de demonstração tecnológica, que decorrerá no dia 26 de outubro próximo, a partir das 15h30, no mezzanine da empresa Essência D’Alma, detentora da marca de cerveja artesanal Vadia, na freguesia de Ossela. Para além das comunicações destes especialistas, o programa contempla ainda um painel/ debate, com as presenças já asseguradas de responsáveis das empresas oliveirenses Fluidotronica – Equipamentos Industriais, Lda., Metalogonde – Indústria Metalomecânica, Lda. e Esfera Crítica, Lda., aguardando-se a confirmação da participação de um representante da Tech4Food – Engineering & Innovation, Lda, instalada em S. João da Madeira. O moderador do debate será Diamantino Lopes, licenciado em Engenharia Química e em Gestão de Empresas pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e pela Universidade Católica Portuguesa, respetivamente; doutorado pela Universidade de Aveiro em Ciências Aplicadas ao Ambiente; Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico, pela FEUP; e com formação superior em Empreendedorismo no Massachusetts Institute of Technology MIT, em Boston – EUA.

Os assuntos que estarão em cima da mesa prendem-se com a 4.ª Revolução Industrial, sendo previsível a abordagem de temas como Fabrico Aditivo, CPS (Cyber Physical Systems), IoT (‘internet of things’), IoS (‘internet of services’), Robótica e realidade aumentada, Smart Factory / Smart Products.

Aposta na economia digital e na indústria 4.0

Promover a qualificação dos empresários e gestores, dotando-os de novas competências e conhecimentos nas áreas centrais de inovação, para que possam caminhar rumo à excelência operacional, é um dos objetivos desta iniciativa tecnológica de demonstração i4.0. Esta enquadra-se numa atividade mais alargada do projeto ‘Qualify.teca’, que pretende capacitar e preparar a fileira ‘Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar’ para inserção na economia digital e na indústria 4.0 (i4.0).

Numa era cada vez mais global e de vanguarda tecnológica, torna-se essencial que o setor industrial português acompanhe essa evolução o mais urgente possível. E isto através da introdução de tecnologias de digitalização nos processos, nos produtos e nos próprios modelos de negócio, visando a redução de custos e ganhos de eficiência, o que levará ao aumento de competitividade das nossas empresas a nível internacional.

Nesta vertente, o projeto promovido pela Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA), em parceria com a sua congénere de Águeda (AEA) prevê não só constituir e fazer reconhecer, nacional e internacionalmente, a fileira empresarial a montante da indústria alimentar como um cluster maturado da revolução tecnológica, como contribuir para a respetiva concretização das diversas etapas evolutivas. Para isso, para além de um conjunto de sessões de transferência de conhecimento científico e tecnológico, o ‘Qualify.teca’ prevê avaliar a maturidade i4.0 dos setores da fileira; fazer o levantamento do mercado, qualificação e hierarquização das principais tecnologias i4.0; elaborar um plano de capacitação para acelerar a indústria 4.0; e constituir uma Rede de Ciência e Inovação.  

Neste contexto, o seminário do próximo dia 26 dará o pontapé de saída para a sensibilização desta temática da i4.0 junto do tecido empresarial, de um modo geral, e da fileira dos ‘Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar’ em particular, fileira esta que inclui a fabricação de reservatórios e recipientes metálicos; de máquinas para as indústrias alimentares, das bebidas e do tabaco; de ingredientes, de condimentos e temperos; e de serviços específicos de alta intensidade de conhecimento.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas online. Coloque no seu browser qteca.aecoa.pt/inscriçoes e será direcionado para um curto formulário. Caso prefira, pode inscrever-se diretamente para o email angela.amorim@aecoa.pt ou através do 256 668 824.

De reter que o projeto ‘Qualify.teca’ é financiado pelo ‘Portugal 2020’, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), no montante de 678.179,55 euros, dos quais 576.452,55 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). 

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também