Lançamento da primeira pedra da obra de recuperação da ala sul do Mosteiro de Arouca ocorreu hoje, 30 de setembro.

O concessionário e a Câmara Municipal de Arouca assinalaram o momento com uma cerimónia presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e que contou com a presença, entre outros, de representantes dos vários organismos envolvidos no programa Revive.

«Começou hoje a obra de recuperação da ala sul do Mosteiro de Arouca, concessionada por 50 anos à sociedade Mesquita de Sousa Hotels & Resorts, Lda., na sequência de um concurso público lançado ao abrigo do Programa REVIVE.»,revela um comunicado enviado pelo Governo ao Jornal Notícias ao Minuto.

De acordo com o Executivo, o imóvel será convertido num hotel de 5 estrelas, com 56 quartos, spa, piscina interior e exterior e corte de padel, contando também com um restaurante, num investimento global na ordem dos 5,9 milhões de euros.

O concessionário e a Câmara Municipal de Arouca assinalaram o momento com uma cerimónia presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e que contou com a presença, entre outros, de representantes dos vários organismos envolvidos no programa, lê-se no documento.

Para o Governo, a concessão da ala sul do Mosteiro de Arouca e o início da obra de conversão deste espaço, representam o início de uma nova vida deste imóvel e da vila de Arouca, permitindo não só a reabilitação deste património, mas também a sua valorização e devolução à comunidade.

De realçar que o REVIVE é uma iniciativa dos Ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças, que conta com a colaboração das autarquias locais e a coordenação do Turismo de Portugal, e pretende recuperar e valorizar património público devoluto. O programa integra atualmente 51 imóveis, 23 dos quais em territórios de baixa densidade.

Consta no memso comunicado que, até ao momento já foi adjudicada a concessão de 19 imóveis, representando mais de 144 milhões de euros de investimento privado na recuperação de património público e rendas anuais na ordem dos 2,4 milhões de euros.

Fonte e Foto de Notícias ao Minuto https://www.noticiasaominuto.com/casa/1842770/obra-de-recuperacao-da-ala-sul-do-mosteiro-de-arouca-ja-comecou?fbclid=IwAR38lftDDkK1pdws28GFjkbs8V59VaRSq_eUcuTBiVUlAfZx1yiaR__jnGU