A Câmara Municipal de Vale de Cambra deliberou, por unanimidade na reunião do passado dia 7 de setembro, aceitar e agradecer a Paulo Jorge de Almeida Martins e Marisa Cláudia Tavares de Almeida Martins, a doação do acervo fotográfico produzido pela empresa “Estúdios Foto Martins Lda.”, que funcionou em Vale de Cambra entre os anos 1968 e 2012.

O Município, que tem vindo a recolher e a preservar documentação relativa à memória do concelho, que é imensa e riquíssima em conteúdo informacional, dá assim, mais um passo nesse sentido. A coleção fotográfica juntar-se-á às que o Arquivo Municipal já possui – Foto Sousa e Foto Central.

“Neste caso em particular, estamos perante um conjunto documental, de enorme interesse para o Município, onde estão retratados milhares de valecambrenses, bem como o quotidiano do concelho em diversas temáticas: religiosa, económica, arquitetónica, educacional, festiva, política, entre outras. É mais um passo na preservação da memória coletiva”, destaca a a Vereadora da Cultura, Daniela Silva. A coleção é toda analógica, constituída por 41 caixas e 13 pastas, possuindo negativos de várias espécies e formatos (6×6 cm cor e p&b e 35 mm cor) e positivos de cor. É um acervo de dimensões consideráveis que terá de ser objeto de um profundo e extenso trabalho de recuperação e preservação, por forma a ficar disponível ao público