Uma delegação da CDU, incluindo Lara Pinho, candidata a presidente da Câmara, Vítor Correia, primeiro candidato à Assembleia Municipal, Tadeu Saavedra, primeiro candidato à União das Freguesias de Arouca e Burgo, e Adriano Magalhães, mandatário da candidatura da CDU no Município, reuniu com elementos da 4540 JOVEM.

A 4540 JOVEM é uma associação juvenil com o primeiro ato público levado a efeito em Fevereiro de 2020, que se propõe intervir nas áreas da cultura e do ambiente, que foi confrontada logo no início da sua atividade com o impacto da pandemia, tendo de adequar a sua atividade ao novo e inesperado quadro decorrente daquela.

A 4540 JOVEM, através de três dos seus elementos, apresentou o “Desmanifesto – Uma espécie de manual autárquico/O que não deve fazer o próximo executivo camarário.”

Elaborado a partir de inquérito aos seus membros, dá expressão aos seus anseios prioritários a nível cultural e ambiental.

Após a apresentação ocorreu uma ampla troca de opiniões sobre alguns dos pontos abordados na apresentação precedente e sobre questões do movimento associativo.  

A CDU dá o merecido relevo às questões ambientais, dada a problemática que se tem vindo a sentir no concelho, e em todo o mundo, destacando-se em Arouca a poluição dos rios e o elevado risco de incêndio, apresentando propostas para dar resposta a estas questões que para nós são fundamentais.

Relativamente ao movimento associativo, a CDU defende a sua valorização e que a autarquia tem um papel a desenvolver no apoio e dinamização das associações de âmbito cultural, desportivo e recreativo, fazendo o levantamento das atividades que pretendem desenvolver, traçando um plano para que as iniciativas não se sobreponham e sejam realizadas de forma descentralizada. Destaca ainda a importância de uma infraestruturas municipal que permita, não só a realização de eventos diversos, como o desenvolvimento das atividades de formação e criação.