Os “Fins-de-semana Culturais”, que visam promover os artistas de Arouca, é um projeto a lançar ainda este ano, revela o candidato da coligação “Agora os Arouquenses” à Câmara Municipal, o independente Vítor Carvalho, apostando no caráter multidisciplinar da programação.

“A ideia é dinamizar propostas artísticas em diferentes disciplinas, com um programa que alberga, não só aquilo que se faz da nova criação artística, como também um conjunto de ações coproduzidas e realizadas com o nosso sistema cultural e criativo local, desde associações de grupos de teatro, bandas de música ou ranchos folclóricos”, adianta.

Para o candidato, os “Fins-de-semana Culturais” serão “um grande palco para os nossos artistas, muitas vezes esquecidos e sem espaço para mostrarem o seu trabalho”. Na prática, são três dias para “surpreender” o público presente e aquele que seguirá à distância, já que a iniciativa será transmitida em direto nas redes sociais.

A aposta na área da cultura no programa da coligação “Agora os Arouquenses” não se fica por aqui. Ainda recentemente Vítor Carvalho anunciou um projeto para a criação de um auditório municipal, alertando que neste momento Arouca é dos poucos concelhos do país sem um equipamento digno destinado ao desenvolvimento de atividades culturais.

“A nossa ideia, que resulta do diálogo profícuo e contributos de diferentes sensibilidades, passa pela construção de um moderno edifício que albergue iniciativas culturais, sendo que também seria importante podermos dispor de um espaço para a realização de colóquios, conferências ou congressos”, explica.

“Queremos que seja, acima de tudo, a ‘casa’ das companhias culturais que existem em Arouca e que merecem, por fim, ter um local onde possam condignamente trabalhar”, remata Vítor Carvalho.