A iniciativa, que terá como pano de fundo a maior ponte pedonal suspensa do mundo, contará com a realização de um showcooking que pretende incentivar e sensibilizar os jovens para a importância do consumo de produtos alimentares locais e sazonais, potenciando uma alimentação mais saudável, sustentável e com uma baixa pegada ecológica.
A 12 de agosto, entre as 17h00 e as 18h30, a 516 Arouca, (ponte suspensa) acolherá a celebração do Dia Internacional da Juventude, “assinalando o potencial transformador dos jovens, permitindo a oportunidade de integrar as suas vozes, ações e iniciativas, bem como, defender o seu envolvimento pleno, universal e equitativo em esforços para enfrentar os enormes desafios com os quais a Humanidade se depara.”, salientou o município de Arouca na nota de imprensa que enviou à comunicação social.
Por forma a apelar para uma maior consciencialização sobre as formas de reduzir a pegada ecológica alimentar incentivando a adoção de estilos de vida mais inovadores e saudáveis, ecologicamente sustentáveis e capazes de reduzir o desperdício alimentar e os elevados custos com as cadeias de abastecimento atuais, irão realizar-se entrevistas a jovens para a partilha de boas práticas sobre a temática da alimentação e estilos de vida saudáveis, durante a confeção de um menu com recurso a produtos locais e sazonais.
Devido à situação pandémica, o n.º de participantes é limitado, pelo que a atividade será transmitida online nas redes sociais dos parceiros envolvidos, nomeadamente Município de Arouca, IPDJ, (Instituto Português do Desporto e Juventude), FNAJ, (Federação Nacional das Associações Juvenis) e CNJ, (Conselho Nacional de Juventude).
Este ano o tema das comemorações estará centrado em “Transformar Sistemas Alimentares: a Inovação Juvenil para a Saúde Humana e Planetária”, destacando a importância de uma ação inovadora para a saúde global que passe pelo envolvimento efetivo da população jovem, preservando o planeta e garantindo a biodiversidade, através de processos inovadores de transformação dos sistemas alimentares.
Atualmente, os países desenvolvidos desperdiçam toneladas de bens alimentares e promovem uma exploração intensiva dos sistemas de produção e dos ecossistemas, enquanto que os países em vias de desenvolvimento lutam contra a fome a escassez de alimentos. Assim, urge comprometer as jovens gerações com uma alimentação saudável, sustentável e universal. É nesse sentido que se vai realizar o showcooking em Arouca.
Atendendo aos constrangimentos provocados pela pandemia da COVID-19, as celebrações nacionais do Dia Internacional da Juventude acontecerão em 5 locais distintos, sendo o país dividido em 5 regiões – Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. Arouca foi o município escolhido para acolher as celebrações do IPDJ, (Região Centro).
O Dia Internacional da Juventude (DIJ) celebra-se a 12 de agosto por resolução da Assembleia Geral da ONU, assinalando o potencial transformador da juventude, tendo como objetivo consciencializar sobre a importância do exercício de uma cidadania jovem e realçando a importância da juventude para o desenvolvimento social e económico das regiões.