O Restaurante Casa dos Bifes Caetano é o pré finalista Regional, na categoria Vegana do concurso 7 Maravilhas da Nova Gastronomia.

O programa em direto dedicado à categoria Vegana foi transmitido em direto, no passado dia 22 de julho, desde as 13h na RTP, sendo que o público teve a possibilidade de votar até as 17h, altura em que encerraram as linhas.

O representante de Arouca chama-se Arouquesa Vegan (Aveiro) prato do Restaurante arouquense a concurso, Casa dos Bifes Caetano, passando, no passado dia 22 de julho, à fase seguinte.

O concurso que tem a colaboração das entidades de turismo e dos municípios, sendo que a organização das 7 maravilhas de Portugal recebeu a indicação de 1147 restaurantes, de todo o território nacional, “cuja prática se pode aproximar do conceito de Nova Gastronomia, estabelecido para o concurso das 7 Maravilhas em 2021.”

Foi reunido e um painel de especialistas composto por 140 individualidades com um Know how nas áreas da Gastronomia, Restauração, Turismo, Nutrição, Sustentabilidade e Produção Agrícola, que é composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, este painel teve como função efetuar a primeira seleção dos estabelecimentos, reduzindo progressivamente a lista para 7 estabelecimentos candidatos por distrito e regiões autónomas em cada uma das 7 categorias.

“Os candidatos estão organizados a partir de 7 Categorias, que expressam as várias opções de iguarias da Nova Gastronomia, tendo em conta não só a tradição que temos em Portugal, mas colocando igualmente nos pratos da balança, novas opções gastronómicas, que traduzem as escolhas de segmentos da população cada vez mais alargados e onde se afirma uma preocupação cada vez mais notória com a saúde pública e com a sustentabilidade alimentar. Entendendo-se por iguarias a comida requintada e saborosa, por extensão, qualquer comida bem confecionada.”, pode ler-se na página online das 7 maravilhas da Gastronomia.

Desta feita o Restaurante Casa dos Bifes Caetano, que aderiu ao Geofood, passou no dia 22 de julho à próxima eliminatória.

“A inovação da restauração em Arouca, mantendo os produtos locais e sazonais como a sua riqueza base, continua a ser reconhecida nacionalmente. O bem receber e a mesa de Arouca são uma das maravilhas da nova gastronomia nacional. Vamos continuar a ligar para votar e manter a Arouquesa Vegan como o vencedor na categoria Vegana.”, foram as palavras deixadas pelo restaurante da freguesia de Alvarenga na sua página de facebook.