O Rotary Club de Arouca recebeu a primeira visita do Governador do Distrito 1970 de Rotary International, na sexta-feira, dia 16 de julho, num dia que ficou marcado pela assinatura de um protocolo com a Real Irmandade Rainha Santa Mafalda, (um desejo antigo das duas instituições), e pelo testemunho de um bolseiro que teve o apoio do clube a marcar o seu percurso.

A primeira visita do ano do Governador do ano 2021-22, Fernando Luís Nogueira, foi ao Rotary Club de Arouca. A justificação reside no facto de o último Governador do Distrito ter sido um elemento deste clube, o arouquense Sérgio Almeida.

Tendo como ponto de encontro o marco rotário instalado na entrada da vila de Arouca, a comitiva composta pelo Governador e a sua esposa, Emília Nogueira, o Past-Governador Sérgio Almeida e a sua esposa, Olga Costa, David Silva, elemento fundador do clube arouquense, e Cláudia Oliveira, presidente do clube no ano rotário em curso, seguiu para o icónico mosteiro de Arouca. O clube e a Real Irmandade Rainha Santa Mafalda assinaram um protocolo de cooperação, que vai permitir ao Rotary Club de Arouca usufruir dos espaços do ex-líbris de Arouca nos seus eventos, ao mesmo tempo que se compromete a divulgar o património e trabalho de preservação histórica e cultural que a Irmandade faz.

Sérgio Almeida, antigo presidente do Rotary Distrito 1970, realçou que “no fundo para nós rotários esta também é a nossa casa, e para todos os arouquenses. Também há aqui um objetivo que é o de ajudar a passar para fora de Arouca esta mensagem, porque a Real Irmandade está sempre disponível para todos aqueles que queiram colaborar no apoio ao património e tudo isso. Esta parceria já funcionava antes de ser formal e que agora certamente será reforçada”

“É o culminar de um desejo que já passou por três presidentes do clube. Começou com o companheiro Adriano Gonçalves, deveria ter sido assinado pela companheira Teresa Sousa, mas as preocupações com a pandemia e a incerteza fizeram-nos reajustar prioridades e agir no que era mais urgente na nossa comunidade: o apoio a quem foi afetado pela pandemia. Esta concretização mostra que os projetos e vontade em Rotary não estão ligados a um nome ou rosto. Estão ligados ao clube e por isso não cessam quando se muda de presidente.”

 Cláudia Oliveira, presidente do Clube, destacou ainda, “ esta é uma parceria importante, numa área de enfoque cultural, de educação, mas também de reconhecimento daquilo que é nosso, que integra a identidade de todos os arouquenses e também dos portugueses. É uma instituição que beneficia com a rede de contactos de Rotary e que merece ser divulgada e apoiada”.

O governador Fernando Nogueira também realçou” a divulgação das atividades desenvolvidas nesta casa podem ser conhecidas em todo o mundo, pois nós não somos um clube fechado basta ver o número de associados e damos a possibilidade de se transmitir tudo aquilo que se faz. O Rotary Club de Arouca é uma mais-valia para esta comunidade, e tenho a certeza que a Real Irmandade pode contar com esta associação.

“É uma boa parceria, mostra que o Rotary Club de Arouca está atento à comunidade e tem boa aceitação com as outras instituições que trabalham em prol da comunidade, nas mais diversas áreas. É incrível o trabalho que a Irmandade aqui faz, dando a conhecer o passado, no presente, usando tecnologias do futuro”, considerou o Governador Fernando Luís Nogueira, aludindo ao uso de QRcode nas salas do Museu de Arte Sacra, que visitaram.

O bom entendimento entre instituições locais também ficou patente no acolhimento que a presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém, proporcionou à comitiva, lembrando os vários projetos e iniciativas em que o clube foi parceiro do município.

“É um clube muito ativo e atento. Prova disso foi o telefonema que a nova presidente me fez, no exato dia em que assumiu a função (a 30 de junho), colocando o clube à disposição de ajudar no combate ao surto de covid-19 que afetou o concelho, nessa altura”, afirmou Margarida Belém.

O Governador pôde ainda ouvir o testemunho de um ex-bolseiro do clube – um jovem arouquense que concluiu os estudos universitários recentemente –, que vincou o impacto do apoio do clube na luta pelo seu objetivo.

Condicionada pela pandemia, a visita do Governador respeitou todos os cuidados e regras de saúde pública vigentes.