Clube de Caça e Pesca de Castelo de Paiva

 3ª Montaria ao Javali agendada para o dia 8 janeiro de 2022, em Castelo de Paiva

O Clube de Caça e Pesca de Castelo de Paiva, sediado na freguesia de Sobrado, concelho de Castelo de Paiva, foi fundado a 15 de fevereiro de 1980.

Segundo Ivan Carvalho, atual presidente, o clube tem cerca de 180 associados, no entanto, nos eventos de montaria recebem pessoas de Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Leão (Espanha) e inclusive emigrantes. De notar que os recursos deste clube são as quotas dos sócios, os dias de caça e o apoio do município de Castelo de Paiva.

Nos últimos 30 anos, o clube participou em centenas de Provas de Pesca, a nível nacional, tendo ganho mais de duzentos troféus, entre outras participações, e um honroso segundo lugar por clubes, na 1ª Divisão Nacional de Pesca. Individualmente, e além das provas a nível de clube, os atletas, nas classes de juniores, juvenis e feminino, foram várias vezes campeões nacionais e regionais, culminando com a presença no campeonato do mundo nessa categoria.

“Todos os anos, organizava a Prova de Pesca integrada nos Jogos Desportivos de Castelo de Paiva mas, devido à redução de participantes, o clube atualmente dedica-se mais à caça.”, declara Ivan.

Este clube efetuou a concessão desde a barragem do Seixo, até à nascente do rio Sardoura, e a conclusão de uma zona de abrigo para criação, com a finalidade de repovoar a lagoa já existente, e, também o repovoamento de coelhos e perdizes, em todo o concelho, assim como a colocação de placas de zona de caça municipal.

Ciente do aumento descontrolado da população de javalis no território paivense, que tantos e elevados prejuízos têm causado, principalmente no sector da agricultura, o Clube de Caça e Pesca de Castelo de Paiva, defende que “urge reforçar o esforço de caça, com ações de controlo de densidade, mediante a realização de batidas devidamente estruturadas e legalizadas.”

Num território conhecido pelos seus recursos naturais e, pelas condições propícias à prática de atividades cinegéticas e de desporto-aventura, o clube promove estes encontros na perspetiva de proporcionar uma grande festa para os amantes da caça maior entre monteiros, matilheiros e entusiastas desta atividade.

No âmbito do seu plano de atividades o Clube de Caça e Pesca de Castelo de Paiva realizou, a 11 de janeiro de 2020, a 1ª Montaria ao Javali, uma atividade cinegética desenvolvida no território municipal, autorizada pelo ICNF- Instituto da Conservação da Natureza e Florestas. Em janeiro deste ano, realizou a 2ª montaria ao Javali e promoveu a montaria do próximo ano, no dia 8 janeiro de 2022, a realização da 3ª Montaria ao Javali.

A concentração, para esta montaria, vai-se realizar junto à sede da coletividade nas antigas instalações da EB 2.3 de Castelo de Paiva, em Sobrado, com abertura do secretariado e oferta de “mata-bicho”, (pequeno-almoço), seguindo-se o sorteio das portas de carabinas e de caçadeiras, estando até prevista a presença de sete matilhas.  

No final da montaria, vai-se realizar um almoço-convívio, nas instalações do Hotel S. Pedro, em Castelo de Paiva, com animação e entrega de lembranças a todos os participantes.

Para efetuar a inscrição e qualquer esclarecimento sobre esta atividade cinegética, pode contatar o presidente, através do número 918 166 969.

Ivan Carvalho deseja que o evento “seja um êxito e tenha boa adesão, traduzindo-se numa excelente jornada de confraternização e convívio entre os entusiastas da caça, seus amigos e familiares”, reforçando que, “este evento venatório vem consolidar o trabalho meritório que esta associação tem vindo a realizar no domínio desta área cinegética, para além de promover e divulgar as riquezas naturais, culturais, gastronómicas e turísticas desta região, das quais a caça é indissociável.”

Texto de Paula Guimarães

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também