Quando falta exatamente um mês para o segundo domingo de Agosto, há muito quem comece a interrogar como vai ser o dia da festa mais representativa da freguesia. Tempo de fé, de encontros e reencontros, de momentos inesquecíveis.

E não admira. No historial da festa de N.ª Sr.ª do Campo, dificilmente se vão encontrar tempos assim. As dificuldades sempre foram ultrapassadas e a grande festa, em cumprimento duma antiga promessa, seguia o seu caminho.

Mas o ano de 2020 não permitiu que a festa se realizasse segundo a tradição e em 2021 voltará a repetir-se. Como acontece, aliás, em todo o país.

De qualquer modo, cerimónias religiosas assinalam de novo a data e tudo será feito para um regresso à normalidade possível. Na esperança de no próximo ano Rossas voltar a ter a sua grande festa como manifestação de fé, de iniciativas culturais e convívios.

Por agora resta-nos conformar. Para bem de todos terá de ser assim.

Torneio de atletismo

Dos mais antigos, a caminho dos 50 anos, e por onde já passaram milhares de atletas, o Grande Prémio de Atletismo, organizado pela Associação “Unidos de Rossas” e integrado nas festas de N.ª Sr.ª do Campo também volta, no mínimo, a ser adiada, apesar de ter data oficial marcada para o próximo segundo fim-de-semana de Agosto.

Por agora, a organização entende não existirem as condições mínimas nem ser possível cumprir, com rigor, as imposições que a atual situação sanitária exige.

Resta aguardar, pois, por novas e melhores notícias.

(C.)

António Brandão