No passado dia 26 de junho, o GDC Macieira de Cambra derrotou a ADC Sanguedo por 1-0, ao vencer a prova final da 2ª divisão distrital, com um golo do avançado João Duarte, que acabou por marcar o único golo da partida. Por sua vez o CD Estarreja, a ADC Lobão e o GD Milheiroense saíram vitoriosos dos jogos de apuramento do 3º e 4º lugar do Campeonato SABSEG, da 1ª Divisão Distrital e da 2ª Divisão Distrital, respetivamente.

Na partida disputada em Cucujães com a ADC Sanguedo, o Macieira de Cambra adiantou-se no marcador, logo ao início da segunda parte, através de um cabeceamento de João Duarte que finalizou na perfeição, após um cruzamento na direita do ataque da sua equipa.

A equipa de Sanguedo tentou reagir ao rematar de fora da área, o que obrigou o guarda-redes Alexandre a uma defesa próxima do poste, no entanto, foi o CDC Macieira de Cambra que esteve perto de ampliar a vantagem, através de um remate de Paulo Moreira que deu “de caras” com a trave. É com uma vitória por 1-0, que o Macieira vence a Prova Final da 2ª Divisão Distrital e garante lugar na 1ª Divisão Distrital.

Para o 3º e 4º lugar vencem no apuramento o CD Estarreja, ADC Lobão e GD Milheiroense.

João Duarte é arouquense e marcou o golo decisivo do encontro ao DD confidenciou que “ Nesta fase final as coisas correram bem a toda a equipa apesar de ninguém dar nada por nós demonstramos dentro das 4 linhas que tudo é possível.”

O avançado afirmou que a sua relação com o clube iniciou já quando este jogava no Vila Viçosa, ”e o vice-presidente do macieira de cambra ia ver os jogos. Ele já me conhecia como também o mister Ricardo Pina que já me tinha visto jogar no Arouca e também no jogo que fiz contra eles para o campeonato. Depois eles entenderam que poderia ser uma boa aposta para o Macieira de cambra.”

No entanto, João esteve emigrado e dessa forma só conseguiu iniciar a época 20/21 mais tarde. “Quando eu cheguei não fui logo titular pois o mister quis respeitar quem estava a jogar que estava a ter um bom desempenho, por isso, não era correto meter-me a mim.”

João Duarte marcou 8 golos na fase final e 2 na época pré Covid. “Agarrei o lugar quando um colega se lesionou e a partir daí joguei sempre a titular até ao jogo da final. Foram 6 jogos e 8 golos na fase final.”

Quanto ao futuro JD não se quis adiantar muito, apenas disse que tem muitas propostas e que tem de ver o que é melhor para si.“ Gostei muito da experiência e ainda mais com o desfecho que teve, que foi a subida de divisão. Adorei trabalhar com todos, são pessoas muito humildes que jogam por amor à camisola. Ganhei ali bons amigos e isto é também o lado bom do futebol.”