Ontem, dia 15 de junho, a Câmara Municipal de Vale de Cambra associou-se ao “Dia Internacional de Sensibilização para a prevenção da Violência Doméstica Contra Idosos”.

A autarquia decidiu lançar uma campanha de consciencialização, “muito objetiva”, e que colocou nas ruas, junto a locais públicos e edifícios municipais. Assim, junto ao Museu Municipal, sedes de Junta de Freguesia do Concelho ou Biblioteca e Piscinas é possível avistar informação apelando à necessidade de sensibilização para esta realidade que, infelizmente, existe.

Da mesma campanha constam os números de atendimento à vitima existentes no concelho de Vale de Cambra (espaço inaugurado em novembro do ano passado numa parceria com o “Espaço Trevo” e que integra a rede intermunicipal de apoio à vitima do Entre Douro e Vouga): 919680097 e 964184860.

A autarquia desafiou ainda entidades dinamizadoras das Atividades de Animação e Apoio à Família no Pré-Escolar (AAAF), CAF e ATL´s, a refletirem sobre esta problemática com as crianças e jovens. Reflexões essas que foram transpostas para desenhos e vídeos cuja divulgação foi realizada nas redes sociais do município e, fisicamente, nos espaços de atendimento municipais.

Esta iniciativa integra também a campanha “Junho Lilás – contra os maus tratos às pessoas idosas”, uma vez que, durante todo o mês de junho, através do laço lilás, se pretende sensibilizar e consciencializar para esta problemática.

“É pois, muito importante, que a Comunidade saiba que existem respostas para esta(s) problemática(s) e acima de tudo, estar sensibilizada para a importância de se estar atento/a e proteger esta faixa etária que se encontra mais vulnerável a sofrer maus tratos”, afirmou a autarquia em comunicado.