Celebra-se a 1 de Junho de cada ano o Dia Mundial da Criança embora nem todos os países o façam neste dia. Surgiu pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas das crianças. Passou a reconhecer-se a partir daí que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de paz e fraternidade.

A CPCJ – Comissão de Proteção da Criança e jovens do concelho de Arouca – cujo objetivo é precisamente a defesa dos direitos das crianças e jovens, não quis deixar de assinalar a efeméride e distribuiu neste dia uma prendinha por todas as crianças das escolas de Arouca, acompanhada da seguinte mensagem:

“Olá!

Eu sou a CPCJ de Arouca – Comissão de Proteção da Criança e jovens do concelho de Arouca – e nesta data, tão especial, dedicada a vocês, Dia Mundial da Criança, venho transmitir o carinho enorme que tenho por vós.

Sou uma instituição, Vossa amiga e, que trabalha para que os vossos problemas e da Vossa família se resolvam.

Trago-vos esta prendinha, com muita doçura e principalmente como símbolo do carinho e da preocupação que tenho pela Vossa felicidade.

Feliz Dia da Criança/Jovem