Um encontro online com a eurodeputada Marisa Matias encerrou as comemorações do Dia da Europa, iniciadas há um mês, pelo Agrupamento de Escolas de Arouca, com o hastear das 27 bandeiras dos países da União Europeia (UE), no parque central de Arouca.

Após o hastear de bandeiras seguiram-se várias semanas de trabalho interno de formação de alunos e de interligação com a comunidade, que terminaram, no dia 28 de maio, com uma sessão por videoconferência com a eurodeputada. Esta sessão teve a orientação técnica do professor António Soares, no auditório da escola Secundária e foi alargada à comunidade.

A ESA é uma das 64 escolas a nível nacional que tem o estatuto de Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (EEPE), e desenvolve desde há quatro anos um programa de divulgação dos projetos e valores da União Europeia junto dos alunos e da comunidade em geral, que tem por finalidade “ “encorajar os jovens para uma cidadania europeia ativa e combater a abstenção nas eleições europeias”. Olga Soares, coordenadora do projeto EEPE, no agrupamento, iniciou a sessão de encerramento das atividades, destacando as virtudes do projeto para os alunos e o envolvimento da comunidade.