Para além da atribuição de prémios anuais, está também vertida a importância da preservação e impulso à criação da carne arouquesa como produto essencial para a promoção turística local. A autarquia tem verificado um decréscimo acentuado no número de produtores na área do Município e quer reverter a tendência, promovendo o renascer da tradição de criação do gado tradicional, ao mesmo tempo que defende o património genético da raça arouquesa.

Já foi publicado em Diário da República o “Regulamento de Atribuição de Incentivos à Criação de Gado Tradicional da Raça Arouquesa” criado pela Câmara Municipal com o intuito primordial de atribuir incentivos à produção de gado para inverter a diminuição de criadores, bem como divulgar mais um produto endógeno local.

Pode consulta-lo diretamente e à distancia de um clique no site municipal, através do endereço: www.cm-valedecambra.pt

Aprovado por unanimidade na Assembleia Municipal do passado dia 30 de abril, este conjunto de incentivos quer contribuir para travar o desaparecimento dos criadores locais.

“Não é por acaso que a vaca assume lugar de destaque no brasão do nosso concelho e Vale de Cambra integra a área de produção da carne arouquesa, pelo que estes fatores, aliados à urgência de incentivar e apoiar os criadores locais, são essenciais para motivar o crescimento económico e promover o turismo local através da nossa gastronomia e das práticas tradicionais”, destaca José Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra.

Os incentivos passam assim, pela atribuição de um prémio anual de 100€ por animal (a conceder aos produtores ou proprietários de animais de raça arouquesa, nascidos nessa exploração no ano anterior ao ano da atribuição do prémio e tendo completado 5 meses nessa mesma exploração até à data limite de submissão da candidatura); a atribuição de prémio anual de 100€ por novilha/o (que concretize os 18 meses de idade no ano anterior ao ano da atribuição do prémio, a conceder aos proprietários da exploração onde o animal se encontra registado à data limite de submissão da candidatura).

As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 25 de junho, através do requerimento disponível através do Balcão de Atendimento da Câmara Municipal ou através do formulário no site da Câmara Municipal de Vale de Cambra (https://www.cm-valedecambra.pt) – na homepage acede a Formulários.