Entre os dias 12 e 13 de junho o concelho de Castelo de Paiva vai receber o evento “A Clássica”, uma atividade de ciclismo que pretende “voltar ao passado, numa época em que pedalar era sinónimo de espirito de aventura e de históricos confrontos sobre rodas”.

O programa desta iniciativa arranca no sábado, dia 12 de junho, a partir das 10:00h com um passeio para crianças, até aos 12 anos, entre a Quinta do Pinheiro e o Parque das Tílias. Este passeio é gratuito e decorre entre os dois parques da Vila de Castelo de Paiva, através da ciclovia existente.

Das 14h00 às 16h00 terá lugar o mercado de produtos da região, bem como um pequeno mercado ‘vintage’ de produtos para bicicletas. Antes da entrega dos dorsais dos participantes das provas, decorre, no espaço do “Payva Wine Welcome Center”, localizado no Mercado Municipal, uma prova de vinhos verdes, brancos e tintos, da sub-região do Paiva e os seus produtos típicos.

Às 16h00 será dada a partida para o passeio de bicicletas, com um percurso de dez quilómetros, com partida do centro da vila de Castelo de Paiva e chegada na zona ribeirinha do Castelo, em frente à Ilha dos Amores. O transporte para ciclistas e bicicletas da chegada para o local de partida está assegurado.

A partir das 21h00h, vai realizar-se, no Auditório Municipal, a projeção do filme “A Alma de um Ciclista”, de Nuno Tavares, sendo a primeira apresentação pública, (fora de festivais), do filme.

A segunda jornada desta iniciativa realiza-se no domingo, dia 13 de Junho, e o programa arranca pelas 9h30h, com um passeio de bicicletas, por cerca de 30 quilómetros, com partida e chegada ao centro de Castelo de Paiva. Este passeio de ciclismo está assinalado e pode ser feito em grupo, ou sozinho incluindo um pequeno lanche.

De acordo com Paula Melo, vereadora responsável pelo Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, esta é uma iniciativa “interessante que importa acarinhar”, deixando uma “saudação de boas vindas a todos os que vão estar de visita a Castelo de Paiva nesta jornada desportiva e de interesse turístico, até porque queremos potenciar e valorizar o investimento feito na Requalificação da Quinta do Pinheiro, possibilitando a criação de um excelente espaço de lazer integrado no perímetro urbano da vila”.

De outro modo, para a vereadora, esta é uma forma de promover a “implementação da Rota da Água e da Pedra, no âmbito do projeto Montanhas Mágicas, como forma de promover os nossos rios e os recursos hídricos, procurando valorizar elementos do património natural e cultural ligados à água e à pedra, com pontos de visitação e sinalética adequada”.

As inscrições para esta iniciativa são limitadas, sendo o evento realizado entre uma parceria do Município de Castelo de Paiva, do Douro41 Hotel&SPA, Tabor Saddles, FPCUB – Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, Turismo de Castelo de Paiva.