O Dia Mundial da Metrologia foi celebrado a 20 de Maio. Foi no dia 20 de maio de 1895 que 17 países (incluindo Portugal) assinaram a Convenção do Metro, em Paris, estabelecendo as bases de medição no mundo com o Sistema Internacional de unidades (SI).

Neste Dia realizam-se atividades por todo o mundo subordinados a um tema anual. Do programa estabelecido do Dia Mundial da Metrologia fazem parte colóquios, workshops e visitas gratuitas ao Laboratório Nacional de Metrologia e ao Museu de Metrologia do IPQ.

Este dia (mundial) é organizado e planeado anualmente pelo BIPM (Bureau Internacional de Pesos e Medidas) em parceria com a OIML (Organização Internacional de Metrologia Legal), e a sua celebração acontece em mais de 80 países.

De relembrar que a metrologia (o seu estudo e técnicas) permite medir a qualidade do ar e a pureza da água, medir os consumos domésticos de água, gás, eletricidade e combustíveis e diminuir custos médicos no diagnóstico e tratamento de doenças.

Em Arouca o Radar Meteorológico situa-se a 1000 metros de altitude, no Pico do Gralheiro, a partir do qual se pode avistar o planalto da Freita. Este é o terceiro radar da rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e neste local é possível obter-se uma vista panorâmica da paisagem em redor. Em dias de céu limpo os visitantes podem avistar desde a Figueira da Foz até ao Grande Porto. Nas imediações predomina a paisagem rochosa que se estende até às serras do Montemuro, Estrela e Caramulo.

No Radar Meteorológico de Arouca é possível acolher visitantes que procuram um momento de lazer, mas por outro lado receber também “visitas científicas”, onde os participantes ficam a conhecer o funcionamento técnico desta infraestrutura que se dedica à vigilância e monotorização meteorológica, entre outras áreas do IPMA. A gestão das visitas está ao encargo da AGA-Associação Geoparque Arouca, com base num protocolo celebrado com o IPMA.

Devido às medidas restritivas impostas, devido à pandemia de Covid-19, as visitas Guiadas ao Radar Meteorológico de Arouca estão suspensas por período indeterminado.

O próximo dia mundial da Metrologia será no dia 20 de maio de 2022 (sexta-feira).