A Rota do Românico vai estar presente na FITUR-Feira Internacional de Turismo, a decorrer em Madrid, Espanha, de 19 de maio até ao dia 23 de maio.

O espaço expositivo da Rota do Românico está integrado no pavilhão do Turismo de Portugal. A participação da Rota do Românico na FITUR 2021 enquadra-se no projeto “EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região”, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Este evento que já conta com a 41ª edição é “considerada uma referência internacional no setor do turismo” e constitui “mais uma oportunidade para a Rota do Românico se promover junto dos operadores turísticos estrangeiros e encontrar parceiros especializados na área do touring cultural, capazes de inserir o produto “Rota do Românico” nos circuitos comerciais internacionais”.

A edição do ano passado, desta feira, obteve um record de participação com 11.040 expositores de 165 países/regiões, 150.089 participantes profissionais e 111.089 visitantes de público geral, indica um comunicado da Rota do Românico.

Atualmente, A Rota do Românico reúne 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal. As principais áreas de intervenção da Rota do Românico reúnem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.