Margarida Belém, na qualidade de presidente de Direção da AGA – Associação Geoparque Arouca, integra o Conselho Estratégico de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que tomou posse, no passado dia 13 de maio, numa sessão que decorreu no Terminal do Porto de Leixões.

Este Conselho Estratégico pretende consolidar a cooperação entre a Associação de Turismo do Porto (ATP) e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), como previsto no Memorando de Entendimento, assinado por estas duas entidades, em setembro de 2020, com o objetivo de contribuir e partilhar para a mesma visão estratégica no desenvolvimento turístico do Porto e Norte de Portugal.

Para Margarida Belém, o facto da AGA integrar este conselho “demonstra, uma vez mais, o reconhecimento desta entidade no trabalho desenvolvido em prol do destino turístico Arouca Geopark, não só ao nível local, mas também regional e nacional. O Arouca Geopark tem, ao longo dos anos, procurado alinhar e concertar a sua estratégia com as linhas orientadoras das organizações de turismo regional e, agora, poderá dar o seu contributo para que, juntos, ultrapassemos os principais desafios deste setor”.

O Conselho Estratégico de Turismo do Porto e Norte de Portugal é composto 20 membros, eleitos pela Direção da ATP, tendo como membros entidades públicas e privadas de relevância para o setor do Turismo, devendo integrar, pelo menos, o Presidente e os Vice-Presidentes da Direção da ATP e o Vice-Presidente da TPNP.

Imediatamente após a cerimónia de tomada de posse, foi realizada a primeira reunião, na qual foi apreciado o Plano de Atividades do Turismo para 2021 e discutidas propostas de ação e de estratégia para o pós-pandemia, que inclui a organização de um evento anual de âmbito regional.