Entre 16 e 18 de maio, o Museu Municipal de Vale de Cambra está em festa não só pelo seu 24.º Aniversário, mas também porque se assinala o Dia Internacional dos Museus.

Assim, e numa alusão ao tema que a Rota do Românico definiu para este ano “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, no dia 16 de maio, domingo, pelas 16h00, quem quiser poderá assistir – a partir de um computador, tablet ou telemóvel – ao Concerto do grupo “Origo Ensemble”, intitulado “Monumentum”, transmitido em direto do Museu Municipal de Vale de Cambra através do facebook institucional do município – Vale de Cambra Comunica – ou do facebook da Rota do Românico.

O grupo “Origo Ensemble” é um ensemble vocal feminino, nascido em 2011, tendo como objetivo o estudo, a interpretação e a divulgação da música antiga. “Monumentum” é o mote do ciclo de concertos que o Origo se propõe a realizar no património histórico da Rota do Românico. Trata-se assim de um espetáculo essencialmente vocal, com repertório sacro de matriz medieval, bizantino e renascentista, que inclui pequenos apontamentos sobre a narrativa das peças, os compositores e outras curiosidades da história da música.

Promovido pela Rota do Românico, este evento enquadra-se no projeto “EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região”, que abrange o território do Tâmega e Sousa e ainda os concelhos de Arouca e de Vale de Cambra, sendo cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia.
No dia 18 de maio, terça-feira, pelas 10h, decorrerá a iniciativa de apresentação da página de facebook do Museu Municipal. Esta integração na rede social facebook decorre da finalidade de divulgar o seu espólio e aproximar-se da Comunidade, bem como da promoção do património e da história locais.