“Questionamo-nos regularmente se as peças que colocamos nos contentores chegam efetivamente a quem precisa e quando damos diretamente a alguém, bem sabemos que nem sempre são aproveitadas. Assim, foi numa conversa entre amigas que o projeto R’used ganhou contornos e acabou por ser lançado.”, equipa R`Used.

O projeto R`Used é composto por três mulheres Vera Tavares Animadora Sociocultural, Graciete Gonçalves empresária e Aldina Tavares contabilista. Esta iniciativa surgiu no início de 2020, algum tempo antes da pandemia se ter disseminado por Portugal. A ideia que surgiu inicialmente era um pouco diferente do que aquilo que as envolvidas estão a praticar no momento. Isto porque inicialmente o objetivo era estarem um pouco mais próximas dos clientes, situação que as três ainda esperam conseguir, pois a pandemia obrigou-as a reinventarem-se, mesmo antes de começarem.

A página de facebook da R`Used foi lançada a 11 de março de 2020 e é esta data que as três consideram ser o aniversário do projeto. Segundo as empreendedoras, a colocação na prática desta ideia era algo que as três já tinham pensado, isto porque ter peças novas, (muitas delas ainda com etiqueta), fechadas no armário era algo que as incomodava.

“Questionamo-nos regularmente se as peças que colocamos nos contentores chegam efetivamente a quem precisa e quando damos diretamente a alguém, bem sabemos que nem sempre são aproveitadas. Assim, foi numa conversa entre amigas que o projeto R’used ganhou contornos e acabou por ser lançado. No fundo o projeto consiste na venda de roupas que estão “encostadas”, novas ou quase novas, que nos deixem de servir ou que simplesmente não nos fazem sentir mais bem ou especiais. Desta maneira a equipa da R`Used sentiu que ao dar uma segunda oportunidade a peças que estão impecáveis, estão também a contribuir para a preservação de recursos naturais.”

O propósito deste Projeto

O objetivo deste projeto é reciclar, reaproveitar e transformar ou seja dar uma nova vida à peça e poupar dinheiro e também recursos naturais. “Talvez estas palavras-chave sejam a forma mais fácil de descrever o nosso principal propósito.”

Nas redes sociais o projeto R`Used está presente nas respetivas páginas de facebook e instagram https://www.facebook.com/Rused-105173017776470   https://www.instagram.com/r_used_arouca/.

Neste momento a iniciativa divide-se em três áreas: a venda direta de vestuário, (descrito acima); as Campanhas Sociais- nas quais é proposto às instituições a venda de um produto produzido por elas, preferencialmente reutilizando matéria-prima (sejam tecidos/frascos/lãs).

Algumas das instituições que beneficiaram destas Campanhas Sociais foram: A Associação A4, Centro Social de Canelas e Espiunca, Centro Social e Paroquial de São Salvador do Burgo; ADOA, Casa do Povo de Santa Cruz de Alvarenga.

A equipa da R`Used fez questão de salientar que “o valor arrecadado na venda dos artigos propostos por cada instituição é lhes entregue na sua totalidade. Os gastos referentes às despesas de embalagens são suportados pela R’Used e, eventualmente, os gastos referentes às despesas de envio são suportados pelo cliente. No que às vendas á consignação diz respeito, qualquer pessoa pode solicitar o formulário de entrega de peças de roupa que funciona de forma temporária e limitada. “Gostaríamos de aproveitar para agradecer à Retrosaria e Lavandaria O Alfaiate self-service pelo apoio logístico que nos deu desde o primeiro dia, assim como as meninas que foram fotografadas e fotografaram.”

Ambição para o Futuro

Após serem questionadas de até onde pretendem levar esta ideia, a equipa respondeu “o mais longe possível”. Como ainda estão muito no início, têm bastantes ideias mas necessitam de mais tempo para as realizar pois todas possuem emprego e vida familiar. No entanto, pretendem alargar horizontes. Desde o inico do projeto já fizeram algumas mudanças/atualizações, inseriram as Campanhas Sociais, que não tinham inicialmente, de forma a envolverem a comunidade e ajudarem as instituições, associações e pessoas que se encontrem numa situação de fragilidade económica comprovada.

A equipa R`Udsed nunca teve nenhum apoio, todo o financiamento é conseguido através das vendas. “Temos tido um feedback muito positivo! Na realidade é muito gratificante conseguir ajudar desta forma! Temo-nos cruzado com pessoas maravilhosas.”

Texto: Ana Castro

Aldina Tavares
Vera Tavaraes