Bibliomóvel faz 20 anos

 “Há 20 anos a levar histórias de encantar aos leitores de palmo e meio”

O Bibliomóvel nasceu a 23 de abril de 2001, em Arouca, ou seja, há precisamente 20 anos. Desde então, a carrinha que é praticamente uma biblioteca ambulante tem levado, a leitura, o conhecimento, a informação e a cultura aos mais pequenos. Todas as semanas, este veículo, de segunda a sexta-feira, visita os alunos das escolas do 1º ciclo do ensino básico e as crianças dos jardins-de-infância do concelho de Arouca e leva até eles livros, revistas, CD`S e DVD`S.

Foi a forma encontrada pela Câmara Municipal de Arouca para promover, de há duas décadas até ao momento, o livre acesso a livros e documentos audiovisuais de maneira a enriquecer o conhecimento dos “mais pequenos”. A iniciativa permite, desde a sua criação, o acesso aos materiais referidos anteriormente e sem limitações às crianças espalhadas pelo extenso território e com escolas primárias muito dispersas e necessitadas de livros e documentos audiovisuais. Permite de igual forma a sensibilização diária de crianças, professores, educadores e auxiliares de ação educativa para a importância da leitura.

No ano de 2003 a Bibliomóvel juntou-se ao projeto Bibliomala, que consiste em o aluno deixar ficar na escola, (dentro de uma mala) livros que posteriormente podem ser lidos no intervalo das aulas ou levados para casa para partilhar com a família.

Al longo destes 20 anos, segundo dados da Biblioteca Municipal, milhares de livros e documentos audiovisuais foram lidos, visionados e ouvidos pelos jovens leitores que continuam a mostrar o seu interesse pela procura do saber e pela leitura.

Apesar de ser um projeto primeiramente pensado para as crianças, pode ser aberto a todas as pessoas, independentemente da idade, grau académico. As obras do “fundo documental” disponíveis podem ser consultadas no local ou, então, requisitá-las através de empréstimo domiciliário.

“Atualmente, o Bibliomóvel faz 15 percursos escolares: 9 escolas/polos e 10 jardins-de-infância. Recentemente o serviço foi alargado a nove IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social de Arouca com lar, centros de dia e creches. A visita está temporariamente suspensa devido à Covid-19. Levar o livro, a revista, o CD e o DVD às crianças e aos graúdos é, pois, semear no presente com o propósito de colher no futuro. ”, refere o Município de Arouca.

Ao longo dos seus 20 anos de existência o Bibliomóvel tem 4000 documentos em circulação, 123 648 empréstimos, uma média de 150 viagens por ano, 142 000 km percorridos. Desde o ano de 2012/2013 apoia as bibliotecas escolares no empréstimo domiciliário de documentos, e contabiliza com esta parceria 68 830 empréstimos.

Os empréstimos do Bibliomóvel, bibliotecas escolares e da Bibliomala perfazem um total de 429 709. Os livros mais requisitados são “Livros da Anita”, “Coleção da Bruxa Mimi”, “Coleção Geronimo Stilton”, “Coleção Uma Aventura”, “Coleção Clube das Chaves” “Banda desenhada Astérix”, “Tintim”, “Lucky Luke”, entre outros.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também