Recolhidos muitos plásticos provenientes dos fardos destinados à alimentação animal

Decorreu, no passado dia 3 de abril, mais uma das já habituais acções de limpeza no rio Urtigosa.

Esta primeira iniciativa centrou-se, essencialmente, junto aos pontos de mais fácil acesso e antecedeu a abertura da época de pesca desportiva.

Deve salientar-se que a concessão de pesca desportiva do rio Urtigosa, obedece a um regulamento com regras muito restritas, já que o objetivo primeiro é a preservação do ecossistema ribeirinho, como está bem patente na obrigatoriedade de devolução das espécies capturadas ao seu meio natural.

Apesar de se notarem melhorias significativas, fruto das ações de limpeza e das iniciativas de sensibilização, os participantes recolheram de tudo um pouco (latas, plásticos, garrafas…), sinais bem evidentes de que, para alguns, embora cada vez menos, o rio continua a ser, ainda, não mais do que um depósito de lixos.

A este propósito, aqui fica um alerta aos senhores agricultores, nomeadamente os detentores de explorações pecuárias, para que não lancem, no rio, os plásticos provenientes dos fardos destinados à alimentação animal.

A iniciativa, inserida no Plano de Atividades da Associação, contou com o apoio da Câmara Municipal de Arouca e da Junta de Freguesia de Rossas.