De dia 29 de março a 1 de abril, período de férias escolares da Páscoa, a Rota do Românico vai promover dez oficinas lúdico-pedagógicas destinadas ao público infantojuvenil, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, e no Centro de Interpretação da Escultura Românica em Abragão, Penafiel.

Algumas das atividades previstas são, “O meu quadro artístico”, “Como seria viver na Idade Média?”, “Quantos-queres?”, “Enigmas românicos” e “Caça ao ovo”. Estes temas vão colocar à prova a criatividade e o empenho dos jovens participantes, com idades entre os 6 e os 12 anos. As inscrições para estas oficinas estão abertas até à próxima quinta-feira, 25 de março.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.