A ADRIMAG é a entidade líder de uma candidatura apresentada ao Aviso NORTE-41-2020-82-PATRIMÓNIO CULTURAL-GAL RURAL-ADRIMAG, em parceria com os Municípios de Arouca, Castelo de Paiva e Vale de Cambra, que se destina à criação de um Observatório de Turismo das Montanhas Mágicas. Por forma a realizar este projeto será levada a cabo a requalificação do edifício da Antiga Cadeia de Arouca, imóvel de relevante valor histórico, patrimonial e cultural.

O Projeto com a designação “Requalificação do Edifício da Antiga Cadeia para instalação do Observatório de Turismo das Montanhas Mágicas®, foi aprovado pela Comissão Diretiva do NORTE 2020, no dia 11.03.2021, com um investimento total de 176.470,58€, ao qual corresponde o cofinanciamento de 150.000,00€, à taxa de 85%.

O projeto tem como objetivos; Preservar, proteger e valorizar o património de relevante valor arquitetónico e histórico-cultural, com elevado interesse turístico, no território Montanhas Mágicas; Criar estruturas e ferramentas de apoio ao acompanhamento, monitorização e dinamização da atividade turística no território Montanhas Mágicas. Contribuir para concretização dos objetivos das estratégias locais, regionais e nacionais que promovem a valorização da excelência do património cultural e natural, no contexto da dinamização da atividade turística, nomeadamente, os objetivos da estratégia de desenvolvimento turístico sustentável da CETS – Carta Europeia de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas.

Para a prossecução dos objetivos identificados prevê-se a execução de 3 ações: “1 – Obras de requalificação e adaptação do edifício da Antiga Cadeia de Arouca; 2 – Criação do Observatório de Turismo das Montanhas Mágicas; 3 – Comunicação, promoção e publicidade.”