ADRIMAG LIDERA PROJETO DE PROGRAMAÇÃO CULTURAL EM REDE, NAS MONTANHAS MÁGICAS

No palco das Memórias”, é o tema dado ao conjunto de eventos que integram a Programação Cultural em Rede, que se vai realizar entre os anos de 2021 e 2022, pela ADRIMAG (entidade líder), Câmara Municipal de Vale de Cambra, Câmara Municipal de Arouca e Academia de Música de Castelo de Paiva, três municípios que pertencem ao território Montanhas Mágicas®.

Todos os eventos têm por base Memórias associadas às lendas, contos, tradições e excertos da História destes municípios, e vão ser realizados em “PALCOS IMPROVÁVEIS”, tais como aldeias tradicionais, monumentos, edifícios antigos (com relevância histórica), e pontos de interesse turístico e cultural.

O projeto resulta de uma candidatura submetida pela ADRIMAG, em parceria com as entidades anteriormente referidas, ao Aviso nº NORTE-14-2020-25 – PATRIMÓNIO CULTURAL, a qual foi aprovada pela Comissão Diretiva do NORTE 2020, no dia 18 de fevereiro de 2021.

Este projeto tem como principais objetivos

 Promover, dinamizar e valorizar o património cultural e natural do território, bem como os espaços culturais públicos, através de uma programação consistente em torno das memórias locais; dinamizar a estratégia de desenvolvimento turístico sustentável das Montanhas Mágicas; envolver as comunidades locais na dinamização cultural do território.

Promover o intercâmbio cultural entre as comunidades artísticas dos municípios envolvidos; promover um acesso indiscriminado e abrangente à cultura através de atividades multidisciplinares.

No âmbito da Programação Cultural prevê-se a realização dos seguintes eventos e atividades

Três grandes espetáculos de teatro de rua, envolvendo as comunidades locais, nomeadamente, agentes culturais, grupos de teatro, bandas filarmónicas, bandas musicais, academias de música e dança, entre outros, capacitando-as para esse efeito;

Dezasseis programas/eventos culturais, coincidentes com os fins-de-semana; (9 em Arouca com a duração de meio dia, 4 em Castelo de Paiva, com a duração de 1 dia, e 3 em Vale de Cambra com a duração de 2 dias). Cinco programas/eventos de intercâmbio cultural em 6 aldeias tradicionais, distribuídas pelos 3 municípios beneficiários do projeto, na medida em que as aldeias são, por excelência, espaços de memórias, histórias, vivências e tradições que importa preservar, valorizar e dinamizar.

Quatro eventos/sessões públicas de apresentação de 4 vídeos/documentários de “Aldeias e suas Histórias”, em Arouca. Será, ainda, implementado um Plano de Comunicação que visa assegurar a promoção e divulgação dos eventos a realizar, antes, durante e após a execução do projeto, seja a programação geral, a programação por município e, ainda, a promoção individual de cada evento/espetáculo.

A organização e realização dos eventos respeitará todas as normas e orientações que à data se encontrem em vigor, no contexto da pandemia Covid-19.

Prevê-se que os primeiros eventos aconteçam em julho de 2021.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também