O Concelho de Sever do Vouga é o concelho do Distrito de Aveiro mais vacinado, isto porque apresenta uma taxa de vacinação superior a 20 % da população, o que corresponde a cerca de 2000 pessoas, dos grupos prioritários da 1ª fase da campanha de vacinação.

A vacinação em Sever do Vouga é um exemplo para o resto do país, devido ao índice de pessoas inoculadas, com uma média de 250 pessoas por dia, nos dias dedicados à vacinação. A população acima dos 80 anos está praticamente toda vacinada, com a toma das 2 doses, bem como os utentes acima dos 50 anos com co morbidades prioritárias, que pertencem também à fase 1 da operação.

O Centro de vacinação de Sever do Vouga, sempre a disponibilidade de vacinas o permite está já a vacinar utentes com co morbidades da fase 2, que se inicia pelos doentes diabéticos.

Além destes grupos de população prioritários, o centro também tem alargado a vacinação a outros grupos, nomeadamente os bombeiros, as forças de segurança, magistrados e os profissionais de saúde, inscritos em ordens profissionais fora do Serviço Nacional de Saúde.

A maior parte das vacinas usadas são da Pfizer, embora para os utentes mais novos foram usadas as vacinas da Astrazeneca.

O centro de vacinação, situado no centro de saúde de Sever do Vouga, conta com a colaboração dos médicos, enfermeiros, assistentes técnicos e assistentes operacionais da Unidades de Saúde de Sever do Vouga, contando o centro com 3 postos de vacinação, havendo uma equipa de apoio, que assiste os utentes desde a entrada, até ao recobro e a sua saída. Nos dias de vacinação, a equipa conta com 13 profissionais em total permanência e disponibilidade.

O Delegado de Saúde local, Dr. Rui Pedro Leitão, adiantou que e em relação aos casos adversos, não há para já nenhum caso a registar, após a toma e durante os 30 minutos em que a pessoa permanece em recobro, bem como nos dias seguintes. Adianta ainda que o centro de saúde está preparado para dar resposta imediata a qualquer situação que possa surgir.

O Presidente da Câmara António Coutinho refere que desde a primeira hora a Câmara Municipal está no processo de vacinação, em parceria com o Centro de Saúde, custeando e aumentando a área de recobro, com a instalação de 2 blocos pré-fabricados, com todos os equipamentos necessários à operação, referindo ainda que sente algum orgulho por o concelho ter já 20% da população inoculada, principalmente os grupos de risco mais idosos. CSV