Ao todo, vão ser vacinadas 440 pessoas no arranque da vacinação contra a Covid-19 em Vale de Cambra, na próxima semana, naquele que é o centro de vacinação, montado para o efeito, no Pavilhão Ilídio Pedro. Os utentes de Vale de Cambra que já receberam a primeira dose da vacina nas instalações da Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, vão ser vacinados, com a segunda dose, no mesmo local, avisou o diretor do ACeS, Miguel Portela.

O Centro de Vacinação de Vale de cambra, com abertura prevista para quarta-feira, dia 17 de março, vai vacinar 440 utentes do concelho que pertencem ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Aveiro Norte, adiantou no passado domingo o diretor Miguel Portela.

Durante a semana, vai ser vacinada a população com na faixa etária dos 80 ou mais anos e com mais de 50 anos e menos de 65 com co-morbilidades e, no domingo, (21 de março), será administrada a primeira dose da vacina aos professores das escolas do concelho. Recorde-se que as escolas abriram esta segunda-feira, uma das medidas do desconfinamento decretado na passada quinta-feira pelo Governo. 

O centro de vacinação de Vale de Cambra está situado no Pavilhão Ilídio Pedro, que já se encontra preparado para receber os 12 profissionais de saúde e funcionários da autarquia que vão auxiliar no serviço. 

O edifício do Grupo Desportivo e Cultural de Lordelo, em Vila Chã, foi adaptado para o efeito de forma a responder aos requisitos apresentados pela DGS, adiantou no passado Sábado o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro.

O espaço está equipado com quatro postos de vacinação, um gabinete médico, uma sala de preparação de vacinas, um espaço para arrumos e funcionará de segunda-feira a domingo, no período das 9:00h às 19:00h, tendo ainda disponíveis 60 lugares de estacionamento.

De notar que até ao momento e segundo dados do ACeS, 8% da população (22864 habitantes) já foi vacinada com pelo menos uma dose, o que significa que foram administradas 1780 vacinas até esta semana.

Deste total, entre utentes e funcionários das Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e similares do concelho, 804 já tem as duas doses do imunizante e 117 só ainda levou a primeira vacina. No que diz respeito à faixa etária dos 80 ou mais anos, já foram vacinados 673 pessoas. Quanto à população com mais de 50 anos e menos de 65, foram vacinadas 186 pessoas.