O ACeS justifica a redução do serviço devido à diminuição da procura nos últimos meses. O serviço que, até aqui, era prestado todos os dias, passará a ser realizado em Vale de Cambra apenas aos fins-de-semana, feriados e tolerâncias. Durante a semana este passa a funcionar em Oliveira de Azeméis, no entanto, esta medida pode vir a ser alterada consoante evolução da pandemia.

A partir de 15 de março, próxima segunda-feira, os utentes das áreas dedicadas a Doentes Respiratórios (ADR) do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Aveiro Norte devem dirigir-se a Vale de Cambra para serem atendidos, no entanto, apenas aos sábados, domingos, feriados e tolerâncias, das 8h00 às 20h00h. Ficando, desta forma, suspensa a área dedicada aos utentes com suspeitas de Covid-19 de João da Madeira.

O ACeS Aveiro Norte pretende reduzir o número de àreas Dedicadas a Doentes Respiratórios (ADR) por se ter verificado um “decréscimo” no número de utentes que procuram esta área específica, onde são avaliados e testados os casos de suspeita de covid-19.

“Felizmente a atividade das ADR´s tem verificado um decréscimo constante e consolidado no número de utentes que procuram esta área Covid. Temos tido mesmo dias com ausência de procura destes serviços”, informou o diretor do ACeS, Miguel Portela, chegando mesmo a adiantar que esta redução vai permitir “ganhos na gestão de recursos humanos”. Caso a evolução da pandemia assim o exija, o ACeS garante voltar a ampliar a atividade das ADR´s