Construções Leite de Almeida e Filhos Lda: uma empresa que atravessa gerações

O Empresas & Empresários desta semana dá-lhe a conhecer a Construções Leite de Almeida e Filhos Lda, uma empresa de construção civil e obras públicas, sediada no lugar de Outeiro, Freguesia de Urrô, Concelho de Arouca. Criada pelo pai de Carlos Leite de Almeida há dezenas de anos, a empresa atravessa gerações e continua a inovar no trabalho, nos equipamentos e nas instalações.

A empresa ‘Vicente Leite de Almeida’ foi criada há dezenas de anos pelo pai de Carlos Leite de Almeida, que sempre trabalhou na área: “o meu pai sempre trabalhou nesta área, foi empregado de outra empresa em Arouca e depois decidiu trabalhar por conta própria”, afirmou Carlos Leite de Almeida, proprietário, ao Discurso Directo, acrescentando que “desde os 10/12 anos que andava sempre atrás do meu pai”, tendo o progenitor acabado por lhe passar a empresa há cerca de 40 anos. Em 1994 foi constituída uma sociedade e a empresa passou a chamar-se ‘Construções Leite de Almeida e filhos, Lda.’, constituída por ele, pelos dois filhos e pela esposa e é titular de Alvará de Construção N.º 21307-PUB.

A empresa tem um quadro de pessoal actualmente com 19 colaboradores, que se dividem em várias equipas, incluindo uma técnica de higiene e segurança no trabalho, um topógrafo e um engenheiro civil. A nível de equipamento possui uma frota diversificada com todo o tipo de equipamento e com todos os respectivos documentos necessários para poder laborar.

Carlos Leite de Almeida afirmou que a maior dificuldade é a falta de mão de obra: “a maior dificuldade é precisar de empregados e não haver”. Referiu ainda que a pandemia não os tem afetado e que têm sempre muito trabalho: “não tivemos problemas nenhuns, todas as crises que já passaram nunca nos afetaram, sempre tivemos muito trabalho. Como prova disso o presente ano já está praticamente preenchido de trabalho”.

A empresa tem como principais clientes Municípios e Águas do Norte S.A. a nível de obras publicas e ainda obras particulares.

A empresa de momento encontra-se a executar várias empreitadas para o cliente Águas do Norte SA, na execução de substituição/renovações de infra-estruturas de águas residuais e abastecimento de água nos concelhos de Arouca, Cinfães e Baião e reparação e manutenção das redes de abastecimento de águas e de saneamento nos concelhos de Arouca e Baião: “estamos a trabalhar em Baião na rua Camões na substituição de uma conduta de abastecimento de água, em Arouca estamos a executar redes de abastecimento de água e condutas de águas residuais em Tropeço e Chave”. Em obra particular “estamos a construir um edifício destinado a habitação plurifamiliar constituído por 18 fracções em Arouca”.

Carlos Leite de Almeida afirmou que tem todas as máquinas certificadas e todos os seguros em ordem, orgulhando-se de nunca ter tido a necessidade de participar um acidente de trabalho.

A Construções Leite de Almeida e Filhos Lda foi recentemente premiada pela Águas do Norte como a melhor empresa fornecedora do ano de 2019 ‘Fornecedor Tipo A – Muito Bom’, tendo sido utilizados os seguintes critérios de avaliação: existência de reclamações graves, prazo, qualidade da empreitada, qualificação dos Recursos Humanos, assistência pós-venda e documentação, cumprimento dos requisitos Sustentabilidade Empresarial, existência de méritos e entrega da Declaração de aceitação do Regulamento para Fornecedores/Código de Conduta.

A empresa venceu também o prémio PME Líder e Excelência em 2019 e PME Líder em 2020 (aguardando os resultados das atribuições do PME Excelência), atribuídos pelo IAPMEI.

A AICCOPN renovou a qualificação na marca R.U.-I.S. – Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável, para o ano 2021.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também