NORTE 2020 CELEBRA ACORDO PARA INVESTIMENTO EUROPEU EM PONTE CENTENÁRIA DE CASTELO DE PAIVA

Vinte anos passados desde a tragédia da ponte Hintze Ribeiro foi assinado, hoje, o contrato para a requalificação desta infraestrutura. Foi celebrado, hoje, 4 de março o contrato de financiamento europeu para a recuperação da Ponte Centenária de Pedorido, que se localiza no concelho de Castelo de Paiva

Os Presidentes da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, assinaram o documento no dia em que se assinalam 20 anos da tragédia da ponte Hintze Ribeiro.

Durante a cerimónia, Gonçalo Rocha frisou a “importância do gesto” do presidente da CCDR-N ao querer dar resposta a um “anseio antigo da comunidade”, que corresponde à restituição da “beleza arquitetónica” da Ponte Centenária de Pedorido. O autarca salientou também que a data escolhida pretende recordar “a memória dos que partiram”, mas também assinalar a recuperação de uma obra que, “sem este financiamento, seria impossível de se concretizar.”

O concelho de Castelo de Paiva está a ter, agora, o momento mais alto de investimento de sempre, este está na ordem dos oito milhões de euros.

António Cunha, por sua vez, mencionou o simbolismo das pontes “que ligam o passado e o futuro”, nesta data em particular. Isto porque, apesar da queda da Ponte Hintze Ribeiro representar “um momento dramático para esta população, mas também para a região e todo o país”, ambas as entidades procuraram estabelecer um “encontro com a história da vida e do trabalho do concelho e com o futuro desta comunidade”.

O financiamento comunitário é assegurado pelo NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte), gerido pela CCDR-N, e garante um apoio de 444 mil de Euros a um investimento municipal que ascende a meio milhão de Euros.