Durante o último fim de semana saíram à rua, em média, cerca de 4 milhões de pessoas por dia. Estes dados são da consultora PSE e mostram que os portugueses têm saído mais vezes de casa. Sábado foi o dia mais movimentado desde o início do ano. O tempo mais quente, quase primaveril que se tem sentido pode ajudar a explicar o fenómeno.

Apesar das várias recomendações para ficar em casa, cerca de 4 milhões de portugueses saíram à rua no sábado e no domingo, a maior parte para passear ou fazer exercício físico.

Os dados da consultora PSE revelam que a percentagem de mobilidade dos portugueses tem vindo a aumentar. Este tipo de comportamentos é motivado, em grande parte, por condições socioeconómicas.

No entanto, existem diferenças nos períodos em que são analisadas as deslocações, visto que o pico de maior circulação verificou-se durante o fim-de-semana.

O estudo da PSE analisa desde 2019 as deslocações a pé ou em transportes de mais de 3.700 pessoas que autorizaram a monitorização através de GPS. Para a consultora, o que pretende é perceber se esta tendência de mobilidade se vai manter, isto porque a regra, para as próximas semanas continua a ser: ficar em casa.