A Câmara de Vale de Cambra está, neste momento, a distribuir 120 computadores pelas famílias sem meios para responder às novas modalidades de ensino que se adotaram devido à pandemia de Covid-19.

Os computadores são emprestados aos alunos mais carenciados, isto é, os que integram os escalões A e B do 1.º Ciclo.

O principal objetivo é garantir a cobertura a 100% das necessidades evidenciadas por estas famílias. Tal como aconteceu no confinamento do ano passado, a autarquia disponibiliza assim, equipamentos portáteis aos alunos que não os possuem e que manifestaram essa necessidade junto dos seus professores.

“Temos consciência de que este é um esforço grande por parte da autarquia, mas queremos garantir que todos estes alunos passem a dispor de recursos adequados – computador e ligação à internet – para o ensino à distância durante o período em que as atuais medidas estiverem em vigor”, refere o Presidente da Câmara Municipal.

Esta é mais uma medida de apoio às famílias, entre outras, que a autarquia tem vindo a adotar desde o ano passado para mitigar os efeitos da pandemia.

“Queremos contribuir para universalidade do acesso ao ensino, promovendo sempre a igualdade de oportunidades, sem que ninguém fique para trás”, refere o Presidente da Câmara.

A listagem de alunos foi facultada pelos professores das diferentes turmas, tendo por referências os alunos dos escalões A e B. Os encarregados de educação foram contactados pelos serviços do município para agendamento da entrega dos equipamentos.