Apesar dos constrangimentos que a pandemia está a criar nos diversos campeonatos, a associação de Futebol de Aveiro decidiu terminar a época 2020/2021 da forma que inicialmente tinha calendarizado. Os campeonatos estão parados desde finais de novembro do ano passado.

De forma a indicar o clube que será promovido ao Campeonato de Portugal e os que terão acesso à próxima edição da Taça de Portugal, a AFA criou uma competição de acesso facultativo dos clubes, que se podem inscrever até à noite da próxima quarta-feira. A inscrição na competição é facultativa, esta decisão visa dar respostas aos anseios das equipas que querem continuar a competir esta época e aqueles que não o pretendem fazer não serão penalizados.

Após uma consulta aos clubes que participam nas diversas competições de futebol, por si organizadas, a AFA optou por uma solução que respeita a vontade daqueles que não pretendem competir no que resta desta época, mas abrindo a possibilidade aos que querem continuar a jogar e, por essa via, disputar o acesso a divisões superiores.

Os interessados para esta nova competição devem inscrever-se até às 18h da próxima quarta-feira. Todos entrarão com metade dos pontos obtidos até à paragem das provas, sendo que o formato a adotar será estabelecido após o conhecimento do número total de inscritos.

A intenção da A. F. Aveiro, cuja direção é liderada por Arménio Pinho, passa por terminar as provas num espaço de nove semanas, estando o início previsto entre os meses de abril e maio. O seu desenrolar ficará sempre condicionado à evolução da pandemia no país.

Foram cancelados os campeonatos, as taças e supertaças distritais relativos à época 2020/2021. Ficou igualmente decidido que não haverá lugar a despromoções, o que implicará uma nova reformulação dos campeonatos, na próxima época. O número de equipas promovidas à Divisão de Elite variará consoante o volume de descidas, esta temporada, de clubes aveirenses do Campeonato de Portugal. Caso nenhuma equipa do distrito seja despromovida dos nacionais subirão três clubes da 1.ª Divisão Distrital à Divisão de Elite, que contará com 24 clubes em 2021/2022.