Noutro artigo abordei o tema Medicina do Trabalho e a importância da intervenção Psicossocial nas empresas, e muitos leitores quiseram saber mais sobre as patologias psicossomáticas laborais.

Faço Consultoria e Assessoria em variadas vertentes, e na Gestão de pessoas e Medicina Informacional constato dia após dia, que a base para as patologias psicossomáticas laborais vem da impotência, medo ou sentimento de fracasso.

Hoje, após conversas informais com especialistas no setor e em pesquisas, foi quase que unânime que na nossa atual realidade, notou-se um aumento considerável nos acidentes de trabalho, derivado a falta de concentração e/ou competências designadas às funções executadas, além da “silenciosa” depressão mascarada.

E o que isso significa?

Significa que muitas pessoas saem atualmente de suas casas, com o objetivo de pagar as contas, independente da sua satisfação ou motivação profissional.

Sim! Sei que a sensação de carreira, reconhecimento e compensação financeira infelizmente é para poucos, mas a motivação para conseguir os 3 juntos sempre foi e será o objetivo de quem deseja sentir-se realizado.

Procurei a empresa Cliprel, localizada no Porto, especializada em HST (Higiene e segurança no trabalho) HACCP, MT (Medicina do Trabalho) e outros, e a Gerente Dra. Ana Pinto disse:

“… Estamos a passar por um momento onde fundiu-se muitos sentimentos. A falta de concentração aumentou e o número de acidentes no trabalho também. Neste momento contratamos especialistas para um trabalho Psicossocial mais alicerçado, e o” feedback ” tem sido muito positivo. Temos como objetivo mostrar com formações e informações, a importância que a SAÚDE da empresa e colaboradores juntos tem…”.

Por este motivo, fiquem atentos ao cansaço físico e não desvalorizem o reconhecimento do seu estado psicológico. Empresas, colaboradores e trabalhadores independentes necessitam de direcionamento para manter a saúde mental e a concentração, para que a produtividade seja contínua e com segurança.

As patologias psicossomáticas são difíceis de detetar e merecem atenção. Procure sempre um especialista.

Cuide sempre de Si.