O INE – Instituto Nacional de Estatística vai realizar, em abril de 2021, o XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação (Censos 2021). No âmbito deste processo e dos trabalhos de preparação, está neste momento em curso, até 21 de fevereiro, o recrutamento de 11 mil candidatos para as funções de Recenseador, em regime de contrato de prestação de serviços. Todos os interessados devem submeter as candidaturas obrigatoriamente através do formulário eletrónico disponível em https://recrutamento.ine.pt e optar pelo anúncio Censos – Recenseadores (M/F).

De modo a garantir a qualidade da execução dos Censos e acautelar os riscos para a população, recenseadores e demais estrutura de recolha que a operação comporta no atual contexto epidemiológico, o INE definiu um Plano de Contingência. O mesmo inclui, entre outras medidas, a observação de um rigoroso protocolo de segurança de saúde pública ao abrigo das regras emanadas pelas autoridades de saúde, uma estratégia que reforça a opção pela recolha de informação através da internet e o apoio à população através de uma linha telefónica, com possibilidade da resposta telefónica dirigida essencialmente a grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial, nomeadamente por razões de saúde pública.

Para mais informações, nomeadamente sobre o perfil do recenseador, os requisitos para contratação, as condições de pagamento, consulte o seguinte endereço eletrónico: https://recrutamento.ine.pt/Pages/Candidatos/CandidatosIniciar.aspx?AKxppZ6XozwJm1btjwf3vL0iEZNCH-oVvDF5rvdB33g