O artigo de hoje tem como objetivo esclarecer as doenças profissionais ao qual os colaboradores, nas suas mais variadas vertentes, podem estar expostos e como devem proceder para evitar.
Obviamente ter o conhecimento é sempre o primeiro passo para resultados positivos, portanto, a saúde laboral deve estar garantida para que o equilíbrio físico e mental, mantenham a produtividade nas atividades profissionais executadas.
A nossa atualidade requer ainda mais atenção sobre a nossa saúde. Além das doenças que são avaliadas normalmente pela Medicina do Trabalho, deve ser levado em consideração o aumento das Patologias Psicossomáticas, que derivado a época pandemica tem sido cada vez mais crescente em todos os setores.
Existe uma lista organizada de possíveis doenças profissionais e além destas, aquelas que comprovem ser consequência da atividade exercida e não resultem do normal desgaste do organismo.
A lista de doenças reconhecidas como doenças profissionais tem ramificações, sendo estabelecidas por agrupamento, citadas a seguir:
– Doenças provocadas por agentes químicos;
– Doenças do aparelho respiratório;
– Doenças cutâneas;
– Doenças provocadas por agentes físicos;
– Doenças infeciosas e parasitárias;
– Tumores;
– Manifestações alérgicas das mucosas.
Como devo participar uma Doença Profissional?
Se sua empresa não tiver um médico interno para tal função, existem empresas que praticam a MT (Medicina do Trabalho) e HST (Higiene e Segurança no Trabalho).
A participação de um diagnóstico de doença profissional deverá ser avaliado pelo médico do Trabalho, ou por qualquer outro médico, em todos os casos clínicos em que seja de presumir a existência de doença profissional, sua avaliação de exames pode ser feita por um profissional de saúde capacitado para execução dos exames, análises e/ou psicológica, quando necessário.
Esta avaliação deverá ser feita antes da entrada do colaborador na empresa, anualmente e/ou periodicamente conforme necessidade das funções exercidas.
Mente e corpo saudáveis, garantem colaboradores produtivos e mais motivados.
A saúde deve ser prioridade, procure sempre um especialista.
Cuide de Si.
Glaucia Souza