Devido à pandemia Covid-19, este ano, a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura (CNL) irá realizar-se em moldes alternativos às provas presenciais, privilegiando o formato digital e as novas tecnologias de informação e de comunicação. A prova de leitura será realizada através da gravação de vídeo multimédia pelos concorrentes e respetivo envio, de forma a evitar contacto social e a cumprir com as orientações da Direção-Geral da Saúde.

O vídeo deverá ter uma duração máxima de 5 minutos. O mesmo deverá conter a resposta a uma questão de argumentação sobre a obra lida, na qual cada concorrente apresentará resumidamente a obra que leu e apresentará argumentos a recomendar a sua leitura (até 3 minutos), bem como a leitura de um pequeno excerto da obra selecionada (até 2 minutos). Os vídeos deverão ser enviados até 12 de fevereiro via wetransfer para o email margarida.rocha@cm-arouca.pt

O júri, constituído por Maria Luísa de Castro Soares, da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Isabel Pardal, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, e Margarida Rocha, da Biblioteca Municipal de Arouca, reunirá online a 19 de fevereiro para avaliar as provas/vídeos e apurar os vencedores por nível de ensino.

A avaliação será feita de acordo com os seguintes critérios: expressão corporal – postura, dicção, intensidade da voz, pontuação, ritmo, estrutura do discurso, estilo de comunicação, criatividade, coerência, coesão discursivas e riqueza dos argumentos utilizados.

Os vencedores em cada nível de ensino serão os representantes do concelho de Arouca na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura.

Participantes e obras a concurso

Na fase municipal, prestarão provas 16 alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Arouca e do Agrupamento de Escolas de Escariz, que foram apurados na fase escolas.

As provas de leitura incidirão sobre as seguintes obras: “As fadas verdes”, de Matilde Rosa Araújo (1.º ciclo), “Três histórias de amor”, de Álvaro Magalhães (2.º ciclo), “A casa de férias: histórias do senhor Valéry”, de Gonçalo M. Tavares (3.º ciclo) e “Pequenas memórias”, de José Saramago (ensino secundário).

Conheça abaixo os alunos apurados na fase escolas e que prestarão provas na fase municipal.

1.º ciclo

Clara Fonseca, 4.º, Polo Escolar do Burgo

Helena Sousa, 4.º, Polo Escolar de Arouca

Ana Ribeiro, 4.º, Polo Escolar de Escariz

Marco Paiva, 4.º, Polo Escolar de Escariz

2.º ciclo

Beatriz Sousa, 6.º, Escola Básica de Arouca

Maria Brandão, 6.º, Escola Básica de Arouca

Inês Oliveira, 5.º, Escola Básica e Secundária de Escariz

Gabriela Barbosa, 5.º, Escola Básica e Secundária de Escariz

3.º ciclo

Martim Rodrigues, 7.º, Escola Secundária de Arouca

Rodrigo Pinto, 8.º, Escola Secundária de Arouca

Inês Paiva, 7.º, Escola Básica e Secundária de Escariz

Gonçalo Brito 8.º, Escola Básica e Secundária de Escariz

Secundário

Inês Monteiro, 11.º, Escola Secundária de Arouca

Maria Carvalho, 11.º, Escola Secundária de Arouca

Mónica Silva, 11.º, Escola Básica e Secundária de Escariz

Adriana Paiva, 10.º, Escola Básica e Secundária de Escariz.

Sobre o Concurso Nacional de Leitura

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa lançada pelo Plano Nacional de Leitura, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pela Rede de Bibliotecas Escolares, em articulação com as autarquias e os agrupamentos de escolas. O objetivo central é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. CMA