Vale de Cambra segundo o relatório da ARS Norte, encontra-se entre os concelhos com maior incidência de novos casos da região, nos últimos dias.

Este relatório, que especifica a incidência e tendência de casos nos concelhos da região norte, até 25 de janeiro, revela de igual forma que existiu um crescimento de 41% de novos casos em Vale de Cambra em relação à penúltima semana, e também que o concelho está há já 27 dias com um enorme crescimento de novos casos.

Vale de Cambra apresenta 1964 novos casos por 100 mil habitantes, uma incidência que, até ao momento, faz dela uma das mais elevadas na região norte. Estes números encaixam a cidade no top 30 dos mais afetados com a pandemia nos últimos tempos. A liderar a lista encontra-se Sernancelhe, com uma incidência de 6115 casos por mil habitantes.

Nos últimos quatro dias foram contabilizados na cidade 164 novos casos, segundo a atualização que o Presidente da Câmara (José Pinheiro) tem feito nas redes sociais, este chegou mesmo a adiantar tratar-se de um “contágio comunitário”.

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado a 25 de janeiro, que diz respeito ao período compreendido entre 5 e 18 de janeiro, Vale de Cambra, situa-se no patamar dos concelhos com risco “extremamente elevado”, ou seja, regista uma taxa de incidência acumulada superior a 960 por 100 mil habitantes.

Neste patamar situam-se 215 dos 308 concelhos portugueses (69,8%) segundo os dados oficiais.

De acordo com a DGS, já foram vacinadas contra a covid-19 mais de 160 mil pessoas até 24 de janeiro, entre profissionais de saúde e residentes em estruturas residenciais para idosos e estruturas na rede nacional de cuidados integrados. No total, o país regista mais de 255.700 inoculações.

Recorde-se que também os lares do concelho de Vale de Cambra já receberam a vacina contra a covid-19 e cerca de 400 pessoas, entre utentes e funcionários já foram vacinados com a primeira dose da vacina e já está marcada para meados de fevereiro a toma da segunda dose.