Exportações e turismo interno seguram economia do Norte

A balança comercial de bens do Norte atingiu um excedente de 1.4 mil milhões de Euros no 3.º trimestre de 2020, um valor superior em 14,0 por cento ao do período homólogo de 2019. É necessário recuar até ao 1.º trimestre de 2018 para se observar um saldo mais elevado na Região.

O excedente resultou do valor das exportações de bens do Norte ter recuperado para 5.4 mil milhões de Euros no 3.º trimestre de 2020, um valor ligeiramente inferior ao do trimestre homólogo do ano anterior (3,3 por cento).

Os dados são destaque do relatório trimestral NORTE CONJUNTURA

NORTE REGISTA AUMENTO NAS DORMIDAS DOS RESIDENTES. VALOR EQUIPARADO AO PERÍODO HOMÓLOGO DE 2019.

Em contrapartida, a taxa de desemprego do Norte aumentou para 7,9 por cento no 3.º trimestre de 2020. Na população jovem (15 aos 24 anos) a taxa de desemprego subiu de forma mais acentuada, para 24,3 por cento. Contudo, é de salientar o aumento do emprego nos trabalhadores com contrato sem termo (+2,6 por cento), nos adultos a partir dos 45 anos (+4,0 por cento), nos trabalhadores com o ensino superior (+10,0 por cento) e nos especialistas das atividades intelectuais e científicas (+23,2 por cento).

Os indicadores do NORTE CONJUNTURA revelam uma diminuição em 68 por cento de dormidas de não residentes (em Portugal), mas em contraponto regista o aumento das dormidas dos residentes nos estabelecimentos turísticos do Norte. Os dados revelam uma recuperação significativa em agosto para um valor praticamente igual ao do período homólogo de 2019.

NORTE CONJUNTURA, relatório trimestral que apresenta as tendências da evolução económica na Região, no curto prazo, está disponível on-line em www.ccdr-n.pt/norte-conjuntura.

sobre o autor
Carlos Santos
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também