Depois de ter sido antecipada para ontem à noite a reunião com os especialistas, o Governo reuniu hoje em Conselho de Ministros e acabou por anunciar, há minutos, o encerramento de todas as escolas do Ensino Básico, Secundário e Superior, a partir deste sexta-feira. Também as creches e os ATL irão encerrar.

“Face a esta nova estirpe e à velocidade de transmissão que ela comporta, manda o princípio da precaução que procedamos à interrupção de todas as atividades letivas durante os próximos 15 dias”, afirmou António Costa, indicando que a suspensão será compensada no calendário escolar da forma que o Ministério da Educação irá ajustar com os diretores das escolas.

Segundo o primeiro ministro, serão adotadas um conjunto de medidas para apoiar as famílias com crianças com idade igual ou inferior a 12 anos. Os pais terão as faltas ao trabalho justificadas e haverá apoio idêntico ao que foi dado noutra fase do confinamento.

António Costa afirmou ainda que a exceção ao encerramento são as escolas de acolhimento para crianças com idade igual ou inferior a 12 anos, cujos pais trabalham em serviços essenciais.