Ontem, dia 19 de janeiro, utentes e funcionários da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI – Lar da terceira Idade) da Santa Casa da Misericórdia de Arouca, bem como pessoal médico e outros colaboradores foram vacinados com a primeira dose da vacina da marca Pfizer, de combate à Covid-19.

De acordo com as regras da Direção Geral de Saúde, após a vacinação dos profissionais de saúde nos hospitais, segue-se a vacinação aos idosos alojados em estruturas residenciais, bem como funcionários das instituições. E assim foi. Na parte da manhã foram vacinados os utentes seniores, enquanto de tarde foi a vez dos funcionários.

O Lar da Santa Casa da Misericórdia foi a primeira estrutura do concelho a ter acesso à vacina por não ter tido qualquer caso positivo desde o início da pandemia. “Não tivemos um único caso positivo de Covid-19 no Lar, tivemos sim 12 casos na Unidade de Cuidados Continuados, mas que não teve nada a ver com o Lar”, afirmou Vítor Brandão, Provedor da instituição.

Vítor Brandão referiu ainda que “as pessoas estão a aceitar com muita serenidade, estão tranquilas e esperançadas e penso que isto vai trazer muita paz. Estamos felizes, estávamos todos ansiosos que chegasse este dia, decorreu tudo sem incidentes e é uma lufada de esperança”.

Esta sexta feira, dia 22, serão também vacinados todos os utentes e colaboradores do Hospital. Já no próximo dia 9 de fevereiro a Santa Casa da Misericórdia de Arouca vai proceder à vacinação da 2ª dose.