A SpinnerDynamics, uma das mais recentes empresas a instalar-se no Ci3 – Centro de Incubação e Inovação Industrial de Arouca, está a lançar uma solução versátil que agrega um conjunto de tecnologias para purificação e desinfeção do ar em espaços públicos, como é o caso de lares, espaços de atendimento ao público e escritórios partilhados.

“A qualidade do ar em espaços fechados, especialmente os de grande afluência, era uma preocupação existente que se encontra atualmente reforçada pela situação pandémica que estamos a viver e foi isso que motivou a criação do purificador GermIrrad Air Purifier”, explica Daniel Braga, um dos sócios da SpinnerDynamics.

Composto por um sistema de filtragem avançado com 8 níveis, permite eliminar partículas suspensas no ar, bactérias, fungos e maus-odores. Em combinação com este sistema de filtragem, o GermIrrad Air Purifier faz uso da luz ultravioleta, numa gama específica, capaz de decompor as estruturas moleculares de agentes patogénicos.

“A luz ultravioleta é já usada em ambiente hospitalar para desinfeção de espaços críticos, nomeadamente blocos operatórios, reduzindo o uso de desinfetantes químicos. Esta radiação é promissora, uma vez que é uma alternativa aos agentes químicos, com menor impacto ambiental”, acrescenta.

O jovem empresário destaca ainda que “esta solução permite reduzir a carga viral (incluindo SARS-COV-2) em espaços fechados, reduzir a transmissibilidade através de partículas suspensas no ar e simultaneamente reduzir o impacto dos pólenes em pessoas suscetíveis de alergias ou com problemas respiratórios”.

Um destes equipamentos de purificação do ar está já em funcionamento no edifício dos Paços do Concelho. CMA