Situada na galeria de lojas do Mercado Municipal de Vale de Cambra, abriu no passado dia 9 de dezembro, a Loja Oficina dos Riscos. Uma iniciativa que resulta do Projecto Rota Criativa que tem como objetivo principal a criação de centros de ofícios tradicionais para promoção e dinamização das artes e ofícios locais, bem como a capacitação e qualificação dos artesãos de oito concelhos: Arouca, Espinho, Gondomar, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Vale de Cambra e Vila Nova de Gaia.

Vale de Cambra aderiu a esta rede integrada de centros de incubação para artesãos de modo a promover as artes e ofícios tradicionais e regionais e vem agora apresentar a sua Loja Oficina dos Riscos que, tal como o nome indica, inspira-se no “Outeiro dos Riscos”, monumento local classificado como “de interesse público”, apresentando trabalhos de cinco artesãs valecambrenses.

Este grupo de artesãs que aderiu ao projeto criou várias peças têxteis, originais e únicas, que estão à venda naquele espaço.

Vestuário, decoração ou utilidades que resultam da imaginação, da criatividade e do talento das artesãs, realizadas através das técnicas que são referência no concelho, isto é, o trabalho no linho e no tear.

A “Oficina dos Riscos” é assim, a designação adotada pelo grupo de trabalho, cujas primeiras produções remetem para a riqueza visual do sítio arqueológico “Outeiro dos Riscos”.

Tecelagem, tricot, macramé, bordados, apliquée entre outras técnicas, refletem assim, uma ligação ao território, fazendo um esforço de identificação com o contexto histórico e cultural de Vale de Cambra.

De resto, é também objetivo da “Rota Criativa”, reforçar a identidade dos territórios com base nas produções artesanais locais e inovar as artes e ofícios. Desta forma valoriza-se a criação de uma rede de cooperação entre os centros de ofícios dos 8 concelhos (e os artesãos envolvidos), proporcionando ações de intercâmbio, promoção e dinamização que potenciem a Rota como um todo, e a deem a conhecer como um produto inovador, mas simultaneamente, identitário.

As artesãs participantes no projeto são: Ana Tavares, Edite Fernandes, Natália Santos, Natércia Barreto e Natividade Santos. Todas na área do Têxtil.

A loja ‘Oficina dos Riscos’ está aberta em dias de feira (9 e 23 de cada mês) das 9h às 17h, e às terças, quintas e sábados das 10h às 12h30.