“Vamos salvar o futuro – Sê o herói desta causa!” é o mote da mais recente campanha da FNAJ – Federação Nacional de Associações Juvenis que tem como propósito a sensibilização dos jovens para a adoção de comportamentos responsáveis durante o período de férias escolares.

A ação local desta campanha nacional decorreu na Escola Secundária de Arouca e resultou de uma parceria entre a FNAJ e a Câmara Municipal de Arouca, enquanto membro da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, contando com o apoio do Agrupamento de Escolas de Arouca, da Associação de Estudantes da ESA e do Projeto Educação para a Saúde (PES).

Esta Campanha da FNAJ procura dar resposta à necessidade contínua de informar e sensibilizar os jovens para a realidade disruptiva que agora vivenciamos, onde a segurança é prioritária. Todas as ações neste período atípico têm um caráter imediato para conseguirem ativar os jovens como agentes de saúde pública, perante uma causa coletiva, na qual o seu papel é determinante. Assim, o objetivo é a mobilização de jovens enquanto multiplicadores de boas práticas entre pares, unindo-os por uma causa coletiva, a adoção de comportamentos seguros nas suas vivências diárias, com particular foco na orientação para as férias escolares em segurança.

Durante a manhã do passado dia 17 de dezembro, uma brigada composta por alunos e membros da Associação de Estudantes sensibilizou os seus pares para os cuidados a ter, quer no dia-a-dia, quer nas férias escolares que agora se aproximam. Numa abordagem dinâmica e interativa, através da realização de quizzes sobre os cuidados a ter dentro e fora da escola para evitar a propagação da Covid-19, foi feita a distribuição de material de proteção e colocados cartazes, em locais estratégicos da escola. com mensagens simples e diretas sobre os comportamentos a adotar neste período de férias de Natal.