Foi ontem celebrado, entre a ADRIMAG e a FLOEMA, o Contrato de Fornecimento e Instalação de Sinalética e Estações de Serviço para a Implementação da Grande Rota das Montanhas Mágicas Cycling & Walking. O ato oficial de assinatura do contrato decorreu em plena Serra da Freita, num dos locais de passagem da Grande Rota, a Casa das Pedras Parideiras – Centro de Interpretação, e contou com a presença de representantes dos sete Municípios que integram o território Montanhas Mágicas: Margarida Belém, Presidente da Câmara Municipal de Arouca; José Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra; José Manuel Carvalho, Vereador da Câmara Municipal de Castelo de Paiva; Pedro Mouro, Vice-presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul; José Almeida e Costa, Vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga; Pedro Pontes, Vereador da Câmara Municipal de Castro Daire e Pedro Semblano, Vereador da Câmara Municipal de Cinfães.

A Grande Rota das Montanhas Mágicas é um percurso de BTT e pedestre, circular, com 230km de distância, que une os sete Municípios do território Montanhas Mágicas. Esta Grande Rota atinge a altitude máxima de 1.209,5m e mínima de 53,7m, tendo um desnível acumulado positivo de 4.862,66m e um desnível acumulado negativo de 4.872,66m.

Margarida Belém, Presidente da Direção da ADRIMAG, usou da palavra para traduzir a satisfação de todos os Municípios associados da ADRIMAG, presentes neste ato simbólico, referindo que “este é um projeto de grande importância para todos, não só pelo facto de unir os sete concelhos em torno da oferta de um produto turístico integrado, que envolve a prática de atividades desportivas com elevada procura (BTT e pedestrianismo), mas também por permitir a valorização económica dos recursos e do património natural e cultural de todo o território”. Salienta, ainda, que se trata de “um projeto com grande potencial para dinamizar a economia local” e refere que tudo será feito para que fique concluído e acessível ao público até ao final da primavera do próximo ano. Concluiu com um elogio à Equipa Técnica da ADRIMAG pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, e com uma palavra de estímulo aos presentes, fazendo votos para que o trabalho a desenvolver se faça com o mínimo de constrangimentos.

O projeto da Grande Rota das Montanhas Mágicas Cycling & Walking é cofinanciado pelo Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

O ato oficial decorreu sob o cumprimento estrito de todas as orientações do Governo, da DGS e demais entidades competentes.